quinta-feira, 15 de maio de 2008

Segura na mão de Deus, Will Elder

15 de maio. Morreu hoje Will Elder,
parceiro de Harvey Kurtzman nos tempos auréos da revolucionária "Tales calculated to drive you MAD", e também na série Little Annie Fanny, regularmente publicada na Playboy por décadas.
Iniciou em 1962 e perdurou até 1988.
Um grande talento, um gênio do desenho de humor.
http://lambiek.net/artists/e/elder.htm
Parte da série foi traduzida aqui e publicada (2 ou 3 anos atrás) num especial chamado "Aninha, Bonita e Gostosa". Belíssima em sua arte pintada e um espelho irônico da sociedade e arte dos anos 60 e 70.

É engraçado, eu realmente me comovo e já cheguei a derramar lágrimas pensando sobre quadrinistas que morreram, como Will Eisner (The Spirit) e Charles Schulz (Peanuts). Will Eisner eu chorei quando li ele entrevistando Jack Kirby e lembrei do autógrafo que ele me deu no Festival Internacional de Humor e Quadrinhos de Pernambuco. Eu tinha dito a ele que "the deadly comic book " era minha HQ favorita do Spirit.

Chorei quando li, num quadrinho-homenagem de Art Spiegelman para Charles Schulz, sobre a diferença entre a linha perfeitamente redonda da cabeça do Charlie Brown nos anos 50 e 60 e a linha meio quebradiça dos seus últimos anos. De pensar em como Schulz conseguia ainda realizar um bom trabalho, mesmo que sua mão não estivesse em plena forma...

Pra provar que a vida continua, Rich Tommaso está começando a publicar uma HQ aqui neste blog.
Bonita né?

Nenhum comentário: