quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Bem vindo ao mundo, Oliver Kochalka!

James Kochalka é um dos mais importantes artistas de quadrinhos em atividade! Ele tem um desenho mui simples, trabalho muito criativo com as cores... A tira American Elf é o registro das coisas mais corriqueiras ou extraordinárias que acontecem na vida de sua família. A cada dia, ele tira a tira do dia anterior para botar a tira do dia seguinte. Resumindo, é um trabalho originalíssimo, por mais que seja antigo o gênero autobiográfico, nos quadrinhos geralmente pressupõe relatos de conteúdo "pesado" e lamentoso. Kochalka, ao contrário, faz disso uma arte muito delicada e engraçada, leve, nesse formato quadradinho. Dá pra você se enternecer, gargalhar, a cada novo desdobramento da vida deles. Aí está a imagem do dia 23 de novembro de 2007, quando nasceu mais um filho dele e Amy, pra ser o irmãozinho do Eli.


É algo que não pode passar desapercebido... são momentos como esse que fazem de Kochalka e seu American Elf um clássico! É um tira que é como a vida, alternando acontecimentos importantes com dias em que quase nada acontece (e aí ele se vira como pode para não deixar seus leitores na mão). Eu lembro especialmente de um dia em que ele se queixou de que era muito doloroso fazer a tira - acho que isso foi pouco tempo depois de sua esposa ter perdido um bebê durante a gravidez. Tudo está lá, documentado. Mas o clima é geralmente contemplativo ou divertido, não melancólico. Essa atitude otimista de Kochalka, a sua produção prolífica e seu toque pueril chamam atenção, no meio de cartunistas muitas vezes exageradamente sérios...

O trabalho de Kochalka ainda não foi publicado no Brasil, com exceção de uma HQ na antologia Bizarro Comics : Mundo Bizarro, DC Comics/ Ed. Opera Graphica. (É uma engraçadíssima aventura da Legião dos Super-Heróis)

Welcome, Oliver, thank you, James.....

Nenhum comentário: