quinta-feira, 30 de abril de 2009

lendo Crise nas Infinitas Terras

















CLIQUE PARA AMPLIAR ESSA CAPA DE ALEX ROSS !
FICA BEM GRANDÃO (535 kb)

Finalmente comprei o volume 2 de Crise nas Infinitas Terras (edição em português, formato americano, da Panini) e estou tentando terminar de ler esse clássico pelo qual eu passei quase imune. Mas é uma história realmente muito complicada! Além do tema em si ser já bastante complexo, a narrativa poderia ser mais bem feita no sentido de dar mais pausas para a respiração, não jogar tanta informação. E cá pra nós, eu acho que George Pérez é um desenhista muito competente, mas acho que ele peca em alguns aspectos cruciais... se ele pega uma história com pelo menos 562 personagens (se for contar os que estão nessa bela capa que ele fez em parceria com Alex Ross) então ele poderia tentar alguns rostos diferentes dos outros. Mas não, os rostos são sempre o mesmo padrão repeteco (exceção óbivias: Monitor, Brainiac, O Questão, etc.). Lógico, super-heróis geralmente tem aquele rosto-clichê, queixo quadrado, etc. Mas pô, tem uma hora que enche o saco... Além do que seus "atores" tem sempre expressões exageradas e óbvias, pouco elegantes.

No volume 2, tem um posfácio interessante em que Marv Wolfman conta que era seu desejo desde criança ver uma história em que absolutamente todos os heróis aparecessem.

No mais, fiz este post especialmente para botar no blog essa arte de Alex Ross com todos os personagens da Crise. Não sou admirador do tipo de quadrinho que ele faz, mas as capas são fantásticas sempre. Essa capa, aliás, na edição da Panini está mutilada. Deveria vir como um poster gigante dentro! Fica o pedido para futuras edições de CRISE.

Nenhum comentário: