terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Melhores 2008 : Quadrinhos

Fim de ano e mais inevitáveis listas....
Vocês já devem ter visto as listas da revista O Grito, onde eu colaboro?
Lista GERAL
Lista INDIVIDUAL
Aproveito para publicar minha listinha de melhores Histórias em Quadrinhos do ano,
dentre as publicadas no Brasil. Aliás já publicada nesse último link, que mostra a lista de cada membro do "Júri especializado". Aqui vão os comentários.

1 Ordinário
2 CHE
3 Underworld
4 Mesmo Delivery
5 All Star Superman
6 Frango com ameixas
7 Crise nas Múltiplas Terras
8 Violent Cases
9 Bubbles & Tilt




Primeiro, essa lista que eu enviei ao GRITO! é meio furada, pois "Ordinário", a coletânea de tiras do Rafael Sica, ainda não apareceu nas livrarias.
Eu sei que é estranho incluir numa lista algo que ainda não foi oficialmente lançado, mas as tiras de Sica eu acompanho sempre no site dele. Sei que o cara é um gênio.
Mas o que importa é que a tal editora Barba Negra ainda não fez esse lançamento - aliás pelo que sei, a editora ainda nem estreou (outro livro que eles iam lançar era o do Sieber).

CHE (Oesterheld & Breccia) foi lançado em cima da hora, faltando pouco para o ano acabar.
É uma coisa de louco, a arte e o roteiro são muito desafiadores e trata-se de um trabalho realizado em fins dos anos 60, pouco depois da morte de Che Guevara. Merece um texto à parte.
Quem sabe depois eu escreva?

Underworld (KAZ) já foi devidamente analisado por mim no site, algo como "Cada pequeno detalhe, cada risco numa parede, cada formato dos balões, cada pelo na barba de um personagem está ali por uma razão, porque é essencial para o clima da tira."

Mesmo Delivery (Grampá), vale acrescentar que basta folhear o livro por 10 segundos e você percebe que é uma coisa muito acima da média dos quadrinhos brasileiros, bom o bastante para causar comoção da crítica internacional, já que foi publicado lá fora também. O cara tá cheio de projetos, um deles é uma edição especial do Hellblazer...

All Star Superman (Morrison & Quitely) não me lembro quantos números sairam este ano, mas dificilmente haverá HQ de Super-herói mais emocionante que a edição 10 do (assim chamado no Brasil) Grandes Astros Superman. Morrison é uma das poucas mentes realmente pensantes nos quadrinhos Marvel/DC. Por outro lado, eu não li ainda o Batman que ele tá escrevendo também. Dizem que não é tão bom.

Frango com ameixas (Marjane Satrapi). É uma grande contadora de histórias contando uma que me toca em especial, já que eu também sou músico: um homem perde a razão de viver depois que quebram seu instrumento e não encontra outro que tenha um som à altura.

Crise nas Múltiplas Terras (Gardner Fox & Mike Sekowsky), Também já analisado num texto para o Grito!. Importância histórica e muito, muito divertido. Eu disse algo como "É, acredite, acontece MUITA coisa nestas páginas e se você se considera um apaixonado pela história dos quadrinhos, este é um lançamento primoroso e essencial. Se você quer entender melhor porque tanta crise no universo DC, ainda mais enquanto está sendo lançada nos EUA o mega-evento Final Crisis, leia de todo jeito."

Bubbles & Tilt (Tulio Caetano). A começar pelo formato grandão, um originalíssimo lançamento da Zarabatana. Uma editora que só lança coisa boa, em pequena escala.

Violent Cases (Neil Gaiman & Dave McKean). Ainda não terminei de ler, mas se trata de uma HQ cativante e a primeira colaboração da dupla Gaiman & McKean. Brilhante no modo como mostra as fugidias memórias de um menino que conheceu o médico de Al Capone, como um pretexto para as mais diversas tergiversações. Inexplicável que isso tenha ficado inédito tanto tempo.
........

Por último, não incluído na lista, estaria Promethea, de Alan Moore e J. H. Williams III. Lançada pela Pixel, eu não a incluí realmente na lista porque detestei o formato menor em que foi lançado, menor do que o formato americano, quando o traço de Williams e suas diagramações imprevisíveis mereceriam até mesmo uma ampliação do tamanho.

Outros que poderiam ser incluídos entre os melhores:


Estórias Gerais (Wellington Srbek e Flávio Colin), mas se trata de um relançamento de um álbum nem tão antigo. Muito bom ver Flávio Colin ilustrar com sua peculiar maestria um bom roteiro.

Pés de Pato - Love & Rockets volume 2 (Gilbert Hernandez) que vim a ler depois de mandar a lista e ainda não terminei. Bom que a Via Lettera lançou mais um volume, os fãs já achavam que era um caso perdido. Ele traz o cotidiano de um vilarejo mexicano para quem já está cansado dos super-heróis e do americanismo em excesso nos quadrinhos...




Gostei bastante também de uma modesta HQ (curtinha) meio fotonovela chamada "A colheita do Cramunhão", de Maurício Castro e Equipe. Lançamento da Livrinho de Papel Finíssimo Editora. Possível de se obter pelo email livrinhoeditora@gmail.com (se pudesse botaria um scan da capa ao menos).

2008 foi um ótimo ano para os quadrinhos nacionais, mas infelizmente não li muitos deles.
Ainda quero ler: Menina Infinito, Prontuário 666, Chibata!, O Cabeleleira, etc e o bem comentado quadrinho on line Muertos.

Quero ler ainda também Black Hole 2, Epilético 2, O Fotógrafo 2, etc. O Pequeno Príncipe de Joann Sfar deve ser muito bom! LOCAL, de Brian Wood e Rian Kelly, eu li o primeiro capítulo e gostei.


PIORES DO ANO

Como se sabe, eu vim pra somar e não pra dividir,
mas tem certas coisas que não me descem pela goela.

Um dos piores quadrinhos que eu li esse ano foi justamente "Os Leões de Bagdá",
mesmo sendo ele comentadíssimo e considerado uma obra-prima por muitos críticos
e tendo alcançado o 3o lugar na votação da revista O Grito!,
eu já disse aqui no blog e repito: não passa de um embuste e de uma ótima oportunidade desperdiçada para se discutir mais seriamente as questões (importantíssimas) da Guerra do Iraque.


DIVERSOS

E se for falar das coisas boas que eu peguei em sebos, velharias, vale comentar sobre o genial Eddie Campbell (sim, o que ilustrou "Do Inferno"). Foram vários números de Bacchus, que traz deuses gregos para um contexto contemporâneo de uma maneira muito, muito inteligente. Fiquei apaixonado pelos personagens e sempre acompanho o blog do autor.

Muitas coisas legais, incluindo o Sgt. Rock e o Enemy Ace de Joe Kubert - peguei uma ediçãozinha importada, não é encadernada, é só um número da revista mensal. Mas deu pra sacar que o trabalho de Kanigher e Kubert é coisa de mestre mesmo!

Peguei o FOREVER PEOPLE de Jack Kirby, uma incursão de corpo e alma aos fantástico mundo dos novos deuses - com um grande autor como Jack Kirby, esses seres fazem mais sentido. Com ele os personagens, ainda que sejam um pouco caricatos, tem uma alma.

Peguei o genial "Chapa Quente" de André Kitagawa. Baguio bom mesmo! Um raro autor completo no cenário nacional.

Tem os Sete Soldados da Vitória que eu colecionei esse ano.

Nenhum comentário: