sábado, 6 de dezembro de 2008

anotações para mim mesmo 122008

HQ

Será que só eu achei as cores do Sandman (a versão da Pixel no Brasil, com a nova coloração da linha Absolute) um desrespeito à obra original e mais do que isso, ruins de doer mesmo, mal-feitas ?
Na imagem, a de cima é a recolorida e a de baixo é a original.


A recolorização de Watchmen, para citar outro exemplo da DC, foi feita pelo colorista original, John Higgins, que só fez corrigir alguns defeitozinhos, dar um grau para deixar mais próximo às intenções originais. Essa do Sandman quis "atualizar" as cores... ficou sem personalidade. O problema é todo esse! E mesmo não há sintonia com a arte de Sam Kieth e Mike Dringenberg. Acho que teriam que refazer os desenhos também se fosse pra mudar mesmo... É como um remake feito pela metade.

Esse problema de colorização mal feita é preocupante... tira o tesão de ler muitas HQs. Mais "moderno" muitas vezes quer dizer inexpressivo, trabalho de gente sem estética e cheia de apetrechos computadorizados... Dá pra fazer coisas ótimas com o computador eu sei, mas tem que saber usar... conheço muita gente que pinta bem com pincel, mas quando vai pro computador faz coisas berrantes, cheia de efeitos bregas.

Não gostei das capas também... nem do formato - esse formato da Pixel, meio continuando uma tradição da Devir, eu acho infame e caro demais ! Era pra ser uma edição mais "acessível", inclusive dividiram o material de Prelúdios e Noturnos em duas partes, mas...

Gosto até do material que eles lançam - mas não da maneira como é lançado. Falando de Alan Moore, "Promethea" mesmo achei totalmente broxante o tamanho... é um material que mereceria, ao meu ver, uma edição mais caprichada, não precisava ser a capa dura de "Lost Girls" (cujo conteúdo eu acho até inferior), mas poxa... mais respeito...
hahaha só reclamações !


...

MÚSICA


Três coisas que vou procurar ouvir, parecem interessantes:

1) O novo disco do Pélico - uma total incógnita pra mim, que nem conheço nada anterior dele.
Foi bem falado, pelo Claudio do Trama Virtual e Descobrindo Bandas, e também mais pertinho, pela Raissa Pidona de Discos
http://www.myspace.com/pelico

2) Stela Campos cantando Daniel Johnston
http://www.myspace.com/stelacampos

3) Novo disco do Instiga
http://www.instiga.com/



Um comentário:

Anônimo disse...

que uó essas cores sem personalidade...

que dicas legais de sons...

Abç Germans