terça-feira, 29 de janeiro de 2008

o mundo mágico dos chiques e famosos

Scarlet Johansson vai lançar um disco . Amy Winehouse é banguela. Enrique Iglesias declarou ter um pênis pequeno. New Kids On The Block vai voltar. Juliete Binoche na Playboy francesa. Zeca Camargo assumiu que é gay (nossa, ninguém tinha notado). Jodie Foster é lésbica, isso sim pra mim é novidade, embora seja notícia velha e Ricky Martin também é gay, segundo seu dermatologista. Ah, o médico da Lady Francisco (quem?) recomenda que ela se masturbe uma vez por dia, mas ela acha cansativo. Eu senti que estava realmente muito desatualizado, até meio vazio de conteúdo, mas aí este maravilhoso e venenoso site me ajudou a sair dessa. O tipo de coisa que você aprende com o site de fofocas TE DOU UM DADO? Esse tipo de coisa útil... um monte de fotos indiscretas, revelações bombásticas, etc. Liv Tyler na praia... e tem gente que fica patrulhando o mínimo sinal de barriguinha... mas a Liv Tyler é a Liv Tyler pô! Eles pegaram leve com ela, mas fiquei indignado com os comentários sobre a Cléo Pires. Falar de sobrancelha de mulher é realmente coisa de quem não tem o que fazer. Pra mim o pecado realmente mortal a respeito de pelos faciais, intolerável, são os infames cabelinhos saindo pra fora do nariz. E a sobrancelha da Cléo nem é grossa assim. Vai entender.


Falando em Amy Winehouse, dá pra ver ela adolescente participando de um musical, nesse link do The SUN. Encenando "Grease". Detalhe pernicioso ela esfregar o nariz no casaco, considerando seus hábitos atuais.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

BARBIS + BOBS + DJs = vem aí momentos de emoção !


festinha bacaninha, show das Barbis e eu vou botar um som (DJ).
tudo pode acontecer... as Backing BallCats Barbis Vocals e os Bobs Babilônia estarão por lá fazendo aquele show performático? Vamo conferir.


Elas afirmam que se trata de um pré-lançamento do LP! e que se trata de um chiquérrimo baile a fantasia!

No que tange a mim, no som mecânico pode rolar de Beck a Wando!(ou vocês nunca ouviram o samba-rock de responsa que ele fazia nos 70?) Annie, L7, Bowie, Talking Heads, KLF, Rapture, CSS, Mark Ronson, Beastie Boys, Hancock, Elastica, Sonics, Vitalic, Damned, Dondolo, Breeders, !!!, Black Moth Super Rainbow, Crystal Castles, Mudhoney, George Belasco, Howling Hex, etc....
e os sons de Chico Tripa Sound Resistence e Evandro Q? também né careta não!
..........

Dia 29 janeiro (terça-feira)
22h
Xinxin da Baiana, OLINDA - PE

Backing Ballcats Barbis Vocals & Os Bobs Babilônia
DJs:
Chico Tripa Sound Resistence
Evandro Q?
German Ra

R$ 5 entrada


sábado, 19 de janeiro de 2008

Annie : Chewing Gum

eita musiquinha pegajosa, produção cuidadosa, irresistível e tudo mais.
.

.
Annie! chiclete mesmo. Tava preparando aqui um cdzinho mix, terminei dando de cara com essa música, que já conheço de outros carnavais.

Oh Katrina, Oh Katrina

guentaí esse show do Black Lips
.
.

.
.
Parece um pouco sem noção? essa letra fala de uma garota de New Orleans, cujo nome é Katrina.
..
outra coisa sem noção é o NME listar o Klaxons como o disco de 2007.
ai meu deus do céu, o cumúlo do hype essa galera! acredite se quiser....

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

II PORTA DA ÍNDIA

FESTIVAL
vai acontecer, a partir da amanhã, o II Festival Porta da Índia de Cultura Livre lá em São José do Egito, sertão do Pajeú, em Pernambuco! Oportunidade para se encontrar e agitar o panorama cultural desta cidade, terra da poesia. O Festival traz a idéia de colaboração, de espaço aberto para as expressões culturais.

mais info aqui no
http://usinaalgodaosje.blogspot.com/ ou http://ventiladorcultural.blogspot.com/
e fotos aqui
http://www.flickr.com/photos/portadaindia
e o vídeo sobre o que rolou no I Festival, em 2007:
http://br.youtube.com/watch?v=6jwJeSlE2FE
ontem, fomos a TVU gravar o programa SOPA DIÁRIO, apresentado por Roger de Renor, pra divulgar esse evento, e inclusive o Sabiá Sensível tocou "José/o caô do Caê" lá. Pois é, então eu vou viajar e volto pra contar como foi o festival.

"E aquele abraço pra quem fica!"



E outra, nada a ver, o Brazilian Nuggets ainda tá vivo, e há uma gravação pirata do Ave Sangria, num show de 1974. O baguio deve ser bom, hein?

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

caetano veloso e nando cordel : totalmente demais

! Acabo de ler uma autobiografia do Caetano Veloso, chama-se VERDADE TROPICAL. É muuuito proveitoso pra quem gosta de música, história, cultura em geral. Música popular em plano-detalhe, Caê em super-close up. Sobretudo os anos do Tropicalismo. E eis que o disco-manifesto do movimento, TROPICÁLIA ou Panis et Circencis, está disponível pra baixar, dá pra ampliar a foto também e se tu não conheces, deves conhecer! Tá é danado de bom, meu cumpaaadre! O grande Rogério Duprat (1932-2006) foi o responsável por esses arranjos, e é de cair o queixo. Gil, Caê, Gal, Tom Zé, Mutantes, Nara Leão, tá todo mundo aí. Artistica e politicamente, o movimento tropicalista caiu como uma bomba no cenário musical brasileiro, com sua mistura que era libertária sem aderir ao discurso da esquerda brasileira da época, e aproveitava antropofagicamente as conquistas da música mundial dentro de uma perspectiva brasileira. Lembro que foi um dos primeiros Cds que comprei, principalmente por "Panis et Circensis" com os Mutantes e porQ a mãe também gostava. Num tive capacidade de perceber a extensão de sua importância e até ignorei a beleza de algumas faixas!!! Mas ao longo destes anos, é um disco ao qual eu retorno deleitosamente, e acho difícil enjoar dele. É, meu irmão, baixe mesmo esse TROPICÄLIA (ou Panis et circensis). Nota: links deste post são 1 cortesia do grupo de discussão do blog Som Barato.


Outro lado da moeda é Nando Cordel. O que Caetano e Nando tem em comum é que são excelentes compositores, cada um ao seu modo, e me inspiraram a fazer músicas-homenagens: "O caô do Caê" e "Nando Cordel" (ambas tem um lado tiração de onda, mas com muito carinho).

Nosso querido Nando nem partilha do intelectualismo do Caê. A música dele é dedicada ao grande público que quer ouvir um forrozinho pra dançar ou uma balada romântica pra se identificar e cantar - xtremamente fácil para vc e eu e todo mundo cantar junto, como dizia aquele camarada. Embora Caê também tenha um lado muito romântico. Nando Cordel é autor de vários clássicos do nosso cancioneiro, como "De volta pro aconchego", "Forró do rela-rela", "É de dar água na boca", "Doido pra te amar", "Aumenta o meu salário" etc. E justamente hoje, no espírito dessa última canção, tava compondo com Bruno Briefing a levemente erótica música "Se você me der um xexo eu choro". (Pra quem não sabe, xexo aqui no nordeste é o mesmo que dar calote, não pagar). Aí tem um áudio do DVD ao vivo dele, lotado com vários hits de Nando Cordel.

http://rapidshare.com/files/79848651/-_Nando_Cordel_-_Sucessos_ao_Vivo___udio_Dvd__2007_parte1.zip
http://rapidshare.com/files/79830237/-_Nando_Cordel_-_Sucessos_ao_Vivo___udio_Dvd__2007_parte2.zip

Como uma anotação q talvez só interessa a mim mesmo, lembro a sincronicidade de eu estar lendo sobre Antônio Cícero na bio de Caê, logo depois de ter presenciado o show de sua irmã Marina Lima (reveillon no Recife, praia de Boa Viagem, muito bom). E de ter desenterrado o antiquíssimo exemplar do Pasquim justamente na hora em que Caê mencionava sua ida a Londres - exílio de onde escreveu para o lendário jornal. Caetano estava sempre sensível a essa coincidências. E eu vou procurar estar também... Tentar perceber os fluxos favoráveis... porque toda coincidência é um toque, né não Baby Consuelo do Brasil?

Por exemplo, uma amiga minha me recomendou essa semana o disco RUMO AOS ANTIGOS, do grupo RUMO...

e eis que surge o link para baixá-lo e um texto explicativo no blog Som Barato.

É um disco em que esse grupo da vanguarda paulista interpreta classicos da assim chamada MPB!

Ainda não escutei... Se bem que minha conexão tá bem Lentox esses últimos tempos, é melhor esperar o cara da assistência chegar.

sábado, 5 de janeiro de 2008

Destrinchando a retrospectiva musical do German Ray

Los mejores 2007? Não é uma lista dos melhores de 2007, porque é impossível escutar todos os discos, é a lista dos meus discos favoritos entre os poucos que escutei. Antes que 2009 chegue, relembraremos o longínquo ano em que...

1) Animal Collective _ Strawberry Jam =

A banda é uma das minha preferidas desde que a conheci. O disco anterior já era admirável (“FEELS”). Pra mim esse ano eles conseguiram um trabalho ainda mais consistente, talvez mais admirável. A essência do álbum é mais pop, ecos de Beach Boys e daquele som 1960, como o disco do Panda Bear, com mais toneladas de efeitos bizarros e alucinógenos. O álbum foi vazando aos poucos, processo registrado por este e vários outros blogs. E o meu contato com ele foi se dando assim, faixa a faixa. As reações iniciais eram em geral de estranhamento, exceção feita à “Fireworks”, que deve ser a mais acessível do disco. Não que eu esteja dizendo que este disco não seja acessível: o que quero dizer é que ele tem inúmeras camadas. É de uma complexidade, de arranjos e de idéias, de climas. A coisa geralmente soa irreal, hiper-real, mais real do que o real, profundamente sincera e expressão de um estado de espírito contemplativo, festivo, angelical, animalesco, eles são foda. Fui ouvindo a coisa toda e a cada 3 ou 4 semanas tinha uma faixa preferida diferente, de “Fireworks” foi pra “Peacebone” e depois para “# 1” e para “For Reverend Green” e para “Cuckoo Cuckoo” e um pouco para “Unsolved Mysteries”. What you're doing? How's your mood? How's that song?
My obssession with the past is like a kid fight... then we didn't believe in magic and we didn't die... Hoje em dia até a capa me parece bonita - por mais estranha que ela seja.

É preciso estar sempre de olho nesse povo. Eles são absurdamente inventivos, eles são os Beatles, eles são o Sonic Youth. E mais do que isso, sinto que ouvir esse disco foi extremamente benéfico pra mim. Foi uma fonte inesgotável de otimismo e de alegria. Thanks for the music.

Um link pra baixar o disco, surrupiado do Musica Social:
http://d.turboupload.com/d/1915236/Animal_Collective_-_Strawberry_Jam.zip.html

Dan Deacon _ Spiderman of the rings =

Eu saio pegando uns mp3s em sites ou no Soulseek, coisas esparsas, só pra ter uma amostra desse ou daquele artista que ouvi falar. Sem dar muita atenção, vou fazendo outras coisas enquanto pego todo o conteúdo da pasta e boto no Winamp pra tocar. Às vezes, até passo muitos dias ou talvez semanas pra ouvir o que peguei. Isso aconteceu com o Dan Deacon: fui pego de surpresa por uma musiquinha encantadora, “Don Mattingly”. E fico como um louco procurando alguma referência, porque o arquivo não informa o nome do artista, nem me lembrava em que blog tinha baixado a música, e tinha jeito de coisa antigona! Foi assim que Deacon me pegou de jeito, em alguma madrugada. Com esse cara é assim. É exatamente o contrário de quando você baixa o disco de alguma banda hype e tenta ouvir várias vezes até descobrir que não gosta. A música dele é que vai ao seu encontro, você nem se esforça pra gostar. E aí quando peguei o “Spiderman of the rings”, fiquei ainda mais empolgado, porque tinha uns efeitos eletrônicos muito originais, loucos mesmo.

A composição feita em cima da risada do Pica-pau, “Woody Woodpecker”, me impressionou, depois chapei com “Snake Mistakes”, e por aí vai. Acho até que escrevi demais, mas Dan Deacon pra mim foi uma das revelações mais gratas de 2007. Pronto.


!!! _ Myth Takes = música pra dançar, o que é um propósito muito nobre, e a música é humana e bem executada, disco groove e rock'n'roll, “Heart of Hearts” o destaque. Peguei o bonde andando e nem conhecia o disco anterior do !!! (pronuncia chk chk chk), mas é uma banda pela qual tenho agora simpatia profunda. O cuidado nos arranjos, os vocais algo roucos e irresistíveis, a celebração, a urgência. Infeccioso. A faixa-título e "Break in case of anything" também são muito boas...

CRYSTAL CASTLES _ home demos ou qualquer coisa que eles lancem. Não sei exatamente se é desse ano, sei que conheci esse ano. Por exemplo, ouça “Air War”, “Untrust Us”, “Excuse Me”. Eles são demais. Já disse tudo que tinha pra falar deles em outro post. O povo foi ao delírio quando eu coloquei “Air War” na festa de Natal.

Panda Bear _ Person Pitch = Tirando as duas faixas mais conhecidas, “Bros” e “Comfy in Nautica”, que se tornaram verdadeiros hinos pra mim, a lembrança que eu tenho desse disco é um bocado difusa, confusa, embora eu saiba que ele é bom. Se deve talvez à própria psicodelia mantra pop experimental que emana dele. É o Noah Lennox, do Animal Collective. Claro, prefiro o trabalho da banda em relação a este disco solo, que é mais calmo, menos hiper-ativo, embora igualmente super-trabalhado. Me exaspera por não ter tanta variedade. Hmmm obrigado por dar o toque: realmente, "Coolness is having courage, courage to do what's right."

DRAGONS _ BFI = na verdade gravado em 1969/70 , este disco permaneceu inédito porque a galera não achou uma gravadora pra lançá-lo na época. Saiu em 2007 pela Ninja Tunes e é por isso que pode figurar nesta lista. É incrivelmente cool, soa muito contemporâneo! Às vezes fico meio duvidando da história, mas caso semelhante ocorreu com a sensacional Sybille Baier. Acho que ainda dá pra baixar o disco do Dragons aqui.

Devendra Banhart _ Smokey rolls... = Gostoso de ouvir, eclético, divertido. Não é realmente um grande disco, falta mais inspiração. Mas eu curti. O Devendra parece que entra numas de crooner e começa a fazer meio que pastiches de diversos estilos, sendo a raiz deles o folk.


Estarei esquecendo alguém? Klaxons é ruim, Bonde do Rolê também. Me decepcionou o novo disco do Air. Radiohead: nem gostei tanto do “In Rainbows Parte 1” e estou ainda pra ouvir “parte 2”, mas adorei a música “House of Cards”. Eu sou meio devagar pra absorver as coisas. Justice e Battles, por exemplo. Justice com certeza rolaria numa festinha, mas ainda não sei se gosto deles. Battles comecei achando meio cabuloso, mas é legal. Dr. Dog _ 'We All Belong' e Black Lips _'Good bad not evil' também achei muito muito legais e estou ainda medindo. LCD Soundsystem _ não consigo me empolgar muito com esse cara. Minha lista talvez seja bem tendenciosa e menos eclética do que eu gostaria. Não tem nada de brasileiro nela? Bom, em outras catigurias...olha aí em baixo!

Revelações :

DONDOLO ... por exemplo, ouça “Fluffy Angel”

QUINZEDENE “O Galo da Alvorada” ou “Cabô” ou “Bullshit Propaganda”

YANNA LEE “A Dança do Ganso” ou “O Biscaiteiro do Amor”.

GEORGE BELASCO & O CÃO ANDALUZ “Midas”ou “Fria como um freezer”

3 NA MASSA “Tatui” sensacional projeto.


Entre os hits do ano, de repente Yanna Lee com “O Biscaiteiro do Amor”, M.I.A. “Paper planes”, Amy Winehouse “Rehab”, o que mais? a memória se foi. “Poderosaaa ... a rainha do funk”, “Não é você que passa fome, não é você que vê o filho chorar" ou "Não me chame não viu, não me chame não que eu vou ... pega na minha e balança!" e "Quem vai querer a minha piriquita, minha piriquita?". Qual terá sido o sucesso do carnaval?

No mais, pensando nas relíquias recém-descobertas, alguns discos super bacanas que eu ouvi foram o jazz de Sashi Shihab _ Summer Dawn e o disco do Quarteto Novo (1967) do qual entrevistei o Heraldo do Monte e publiquei uma matéria sobre. O velho-novo disco do Dragons _ BFI também é interessante, assim como o primeiro disco de Edgard Scandurra _ Amigos Invisíveis. Entre minhas musicas favoritas descobertas este ano: “Holiday Camp”, do Blancmange, “Sub” dos Mulheres Negras, Elastic Band com “Spazz” e “Primeira Estrela” de Luli & Lucina. Tantas outras...

terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Viver de música: Byrne dá os toques.

Interessantíssimo texto de do ex-Talking Head e sempre cabeça David Byrne. A situação da indústria da música, as perspectivas otimistas em relação às mudanças que vem acontecendo. O título é "Estratégias de sobrevivência para músicos emergentes e megastars". Ele faz uma lista de 6 alternativas que se apresentam hoje em dia para as bandas e artistas, desde o modelo de entrega quase total do controle a uma gravadora, até o do-it-yourself que cada vez mais artistas tem praticado. E como funcionam as gradações entre esses extremos. CLICA AÍ. É na WIRED.
Ah, por sinal, foi no blog I Guess I'm Floating que eu achei esse link. E é bem bacana, inclusive achei interessantíssimo eles terem publicado uma lista dos melhores 2007 só com discos de hip hop. Apesar de não ser muito chegado no gênero, fiquei curioso de ouvir aquelas músicas.