terça-feira, 8 de janeiro de 2008

caetano veloso e nando cordel : totalmente demais

! Acabo de ler uma autobiografia do Caetano Veloso, chama-se VERDADE TROPICAL. É muuuito proveitoso pra quem gosta de música, história, cultura em geral. Música popular em plano-detalhe, Caê em super-close up. Sobretudo os anos do Tropicalismo. E eis que o disco-manifesto do movimento, TROPICÁLIA ou Panis et Circencis, está disponível pra baixar, dá pra ampliar a foto também e se tu não conheces, deves conhecer! Tá é danado de bom, meu cumpaaadre! O grande Rogério Duprat (1932-2006) foi o responsável por esses arranjos, e é de cair o queixo. Gil, Caê, Gal, Tom Zé, Mutantes, Nara Leão, tá todo mundo aí. Artistica e politicamente, o movimento tropicalista caiu como uma bomba no cenário musical brasileiro, com sua mistura que era libertária sem aderir ao discurso da esquerda brasileira da época, e aproveitava antropofagicamente as conquistas da música mundial dentro de uma perspectiva brasileira. Lembro que foi um dos primeiros Cds que comprei, principalmente por "Panis et Circensis" com os Mutantes e porQ a mãe também gostava. Num tive capacidade de perceber a extensão de sua importância e até ignorei a beleza de algumas faixas!!! Mas ao longo destes anos, é um disco ao qual eu retorno deleitosamente, e acho difícil enjoar dele. É, meu irmão, baixe mesmo esse TROPICÄLIA (ou Panis et circensis). Nota: links deste post são 1 cortesia do grupo de discussão do blog Som Barato.


Outro lado da moeda é Nando Cordel. O que Caetano e Nando tem em comum é que são excelentes compositores, cada um ao seu modo, e me inspiraram a fazer músicas-homenagens: "O caô do Caê" e "Nando Cordel" (ambas tem um lado tiração de onda, mas com muito carinho).

Nosso querido Nando nem partilha do intelectualismo do Caê. A música dele é dedicada ao grande público que quer ouvir um forrozinho pra dançar ou uma balada romântica pra se identificar e cantar - xtremamente fácil para vc e eu e todo mundo cantar junto, como dizia aquele camarada. Embora Caê também tenha um lado muito romântico. Nando Cordel é autor de vários clássicos do nosso cancioneiro, como "De volta pro aconchego", "Forró do rela-rela", "É de dar água na boca", "Doido pra te amar", "Aumenta o meu salário" etc. E justamente hoje, no espírito dessa última canção, tava compondo com Bruno Briefing a levemente erótica música "Se você me der um xexo eu choro". (Pra quem não sabe, xexo aqui no nordeste é o mesmo que dar calote, não pagar). Aí tem um áudio do DVD ao vivo dele, lotado com vários hits de Nando Cordel.

http://rapidshare.com/files/79848651/-_Nando_Cordel_-_Sucessos_ao_Vivo___udio_Dvd__2007_parte1.zip
http://rapidshare.com/files/79830237/-_Nando_Cordel_-_Sucessos_ao_Vivo___udio_Dvd__2007_parte2.zip

Como uma anotação q talvez só interessa a mim mesmo, lembro a sincronicidade de eu estar lendo sobre Antônio Cícero na bio de Caê, logo depois de ter presenciado o show de sua irmã Marina Lima (reveillon no Recife, praia de Boa Viagem, muito bom). E de ter desenterrado o antiquíssimo exemplar do Pasquim justamente na hora em que Caê mencionava sua ida a Londres - exílio de onde escreveu para o lendário jornal. Caetano estava sempre sensível a essa coincidências. E eu vou procurar estar também... Tentar perceber os fluxos favoráveis... porque toda coincidência é um toque, né não Baby Consuelo do Brasil?

Por exemplo, uma amiga minha me recomendou essa semana o disco RUMO AOS ANTIGOS, do grupo RUMO...

e eis que surge o link para baixá-lo e um texto explicativo no blog Som Barato.

É um disco em que esse grupo da vanguarda paulista interpreta classicos da assim chamada MPB!

Ainda não escutei... Se bem que minha conexão tá bem Lentox esses últimos tempos, é melhor esperar o cara da assistência chegar.

4 comentários:

kblu disse...

amiga boa essa,
o disco é ducaralho.

os outros trabalhos do rumo tbm tem coisas geniais, mas se perdem em meio aquela ânsia de vanguarda.

nessa onda de olhar pra trás e pra frente ao mesmo tempo, tem as releituras que o itamar assumpção fez do ataulfo alves, já sacou?

Anaira Mahin disse...

já ouvi algumas versões muito legais q o Itamar fez, agora não lembro se era do Ataulfo Alves... na verdade, ainda tenho q resolver essa minha conexão q tá muito lenta. por isso ainda nem ouvi o disco do RUMO AOS ANTIGOS :(
Abraço!

Anônimo disse...

I am able to make link exchange with HIGH pr pages on related keywords like [url=http://www.usainstantpayday.com]bad credit loans[/url] and other financial keywords.
My web page is www.usainstantpayday.com

If your page is important contact me.
please only good pages, wih PR>2 and related to financial keywords
Thanks
hattceaby

Anônimo disse...

It's so easy to choose high quality [url=http://www.euroreplicawatches.com/]replica watches[/url] online: [url=http://www.euroreplicawatches.com/mens-swiss-watches-rolex/]Rolex replica[/url], [url=http://www.euroreplicawatches.com/mens-swiss-watches-breitling/]Breitling replica[/url], Chanel replica or any other watch from the widest variety of models and brands.