sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

O primeirão do Ira!

Muitas coisas que poderiam (e deveriam!) ser comentadasnesse blog.
Mas eu ando devagar, então deixa eu falar sobre um cd que eu comprei recentemente.Trata-se de uma velharia, o primeiro disco do IRA! : Mudança de Comportamento (1985).

Muita gente tem preconceito contra o Ira! Eu gosto de muita coisa deles, acho uma banda excelente, das melhores dos anos 80, sem dúvida. Como letrista às vezes o Scandurra comete alguns exageros, às vezes falta sutileza, mas é sempre muito verdadeiro o que ele escreve. Eu gosto disso. Esse primeiro disco tem aquele sentimento bem adolescente, certas músicas se tornam até um pouco tolas como a própria "Tolices" ! Mas eles exprimem essa angústia adolescente de uma maneira muito precisa, muito verdadeira.


Talvez tenha o disco todo pra baixar em algum lugar por aí...

Mas eu queria chamar a atenção para a faixa "Como os ponteiros de um relógio". Acho essa música especificamente uma das coisas mais bem boladas, bem arranjadas e bem gravadas de toda a história da música brasileira. Exagerei? Pode ser... essas coisas são bem pessoais...
claro, como a maioria das primeiras músicas do Ira!, fala sobre adolescência e alienação...
se você nunca teve crises de adolescente, então talvez nem faça efeito! Mas sinta o quanto a música toda transmite essa sensação de opressão, mas uma opressão que te faz bater cabeça e exorcizar os sentimentos ruins.... Ouçam o peso da bateria, acho que essa pode ser o equivalente nacional de "Heroin" do Velvet Underground.

http://www.4shared.com/file/83272942/63a5a96a/IRA_09_Como_os_Ponteiros_de_um_Relgio.html

Outra coisa: não ouçam a música sentados, ouçam em pé e comecem a dançar!
Ou então deitados em posição fetal.

hasta luego...............................................................

Um comentário:

Mauro Tapajós disse...

Sem falar que o Edgar é um dos melhores guitarristas que apareceram no meio do rock brasil dos anos 80.
Para mim o Ira! foi uma banda que valeu a pena sim. Não gosto de todas as músicas mas aquelas que acertam vão em cheio ("Tarde vazia", "Dias de luta", "Envelheço na cidade", "Rubro Zorro", etc).
O tempo passa. O que você chamou de velharia, eu vi ser lançado.
Abraço