domingo, 4 de janeiro de 2009

retrospectiva música 2008 _ parte 1

Esse ano minha memória tá meio fraca, mas com um pouco de esforço, fui me recordando dos fatos com ajuda dos blogs e cds de backup e descobri que realmente teve muita coisa boa. Bem mais do que eu achava que ia ter....

Não vou elaborar uma lista numerada, vou só jogando os nomes e comentando, sem ordem de importância. Não teve realmente um que se destacasse acima dos demais, aliás. Em alguns eu botei links para baixar, roubados do Música Social, We Are Disabled e Experimental Etc. É uma lista sem compromisso, sem muita profundidade, OK? É como um registro...


TOP 10?

Medeski Martin & Wood _ Let´s Go Everywhere (agosto)


O engraçado é que eu nunca tinha ouvido o trio Medeski, Martin & Wood. Aí peguei justamente este lançamento infantil. Muitíssimo legal. Impossível não gostar da música título. Diversas jams instrumentais, no meio algumas cantadas ou com frases esparsas (Where´s the music???). Entre os vocalistas convidados estão até filhos de Wood e Martin (Nissa e Dakota, no rap “Pat a Cake”), Tim Ingham (amigo da banda que fez as letras e cantou em “Lets Go Everywhere” e “Pirates Dont Take Baths”) e o ator John Lurie (declamando em “The Squalb”). Flerta-se com vários gêneros musicais, de várias continentes inclusive asiáticos e brasileiros. Lindo e inspirador. Depois vou atrás de mais coisas deles...

pra escutar alguma coisa

pra baixar todo


Santogold _ Santogold

Uma revelação essa moça. O disco é pop e legal, consistente, sem altos e baixos . A mulher bombou, música em comercial, fez colaborações (tem um disco com o Diplo que eu quero ouvir ainda!). A primeira que eu ouvi foi a empolgante “Say Aha”! “Les Artistes”, “Lights Out”, “Starstruck” são outras músicas bem legais. Música bem feita e que desce macia e reanima. Gerou algumas comparações com M.I.A., mas eu honestamente gosto mais da Santi. É diversificado, cai bem pra caralho numa festa pra dançar ou relaxar. Download

Animal Collective _ Water Curses EP

Hoje em dia as bandas se esgotam muito rapidamente. Em geral fazem um bom disco, depois ficam se repetindo e se diluindo. O Animal Collective está fora desse esquema. Criatividade em cada lançamento, entregando trabalhos consistentes e criativos sempre! Logo no primeiro semestre, lançaram esse EP de quatro faixas. “Water Curses”, a faixa-título, mutante, exprime a sensação de se maravilhar com a vida (pelo menos a música – decifrar as letras da banda sempre é sempre complicado). Segue “Street Flash”, uma canção mais vagarosa, que te faz entrar num climinha preguiçoso, delicado, indefinível, com imagens fortes na letra. “Cobwebs” mais uma vez mostra como o A.C. valoriza cada canção. Cada barulhinho no lugar certo. O disco fecha com a menos expressiva “Seal eyeing”, pequeno acalanto. Download

George Belasco & O Cão Andaluz _ Olhos são moscas atrás de nós (janeiro)

Uma das melhores bandas novas. Escrevi sobre eles aqui:

http://www.revistaogrito.com/page/27/10/2008/entrevista-george-belasco-e-cao-andaluz/

E esse disco pode ser baixado aqui: http://www.oktiva.net/oktiva.net/1156/nota/71423

Howling Hex _ Earth Junk

Neil Michael Hagerty decidiu tirar a bateria do Howling Hex e investir pesado nos teclados e guitarras. O resultado foi este Earth Junk. O melhor disco deles competindo com o You can´t beat tomorrow, de 2005. Quase nenhuma produção, a este jogo intrincado de riffs de guitarra e teclado, se adicionam os vocais sujos do próprio Neil e vocais mais etéreos de uma mulher (descobri: Eleanor Whitmore), e tá feita a fórmula desse disco. Pra quem não gosta, vai ser enjoado e repetitivo (levou nota 4,5 no Pitchfork). Pra quem gosta, como eu, é um prato cheio, uma ótima pedida. É o que acontece quando o punk encontra o blues numa viagem de ácido... Destaque para “No Good Reason”. Download

Why ? _ ALOPECIA

Eu ouvi alguma coisa no Myspace e achei legal, mas o Dago Donato botou esse disco nas alturas e eu achei que fosse exagero. Botei num cd de backup e tirei do meu computador. Hoje peguei o cd, comecei a ouvir (fazia meses desde a última audição). Cara, acho que eu não estava ouvindo no volume certo, sei lá. Agora parece muito bom - pelo menos as primeiras faixas, que são boas de um jeito bem esperto, sem firulas. É influenciado por rap, melodicamente não é tão exuberante, mas é massa. Tipo de som que pode agradar vários tipos de ouvintes. Ao mesmo tempo, não é nada demais, é como se fosse pra ser um sucessso de FM e MTV que não fez sucesso.

MGMT _ Oracular Spectacular (maio?)

Esse disco chegou chegando com a belíssima “Time to pretend”, com uma frase simples e irresistível de teclado e um videoclipe neo-psicodélico. Seguia com a “Weekend Wars”, uma baladinha musicalmente mais complexa. Tem ainda “Electric Feel”, “Kids”. Começa bom e vai decaindo a qualidade. Mas vou ficar de olho nesse povo (olha eles aí na foto - um deles é a cara do clone do Marcos Mion).

Man Man _ Rabbit Habbits

Taí , como aconteceu com o disco do Why?, esse também tinha passado batido, coitado, mas agora estou escutando de novo e achando muito bom. Eu fiquei com uma impressão meio ruim, achando que era uma galera tentando imitar Animal Collective, mas tô achando pelo contrário, é uma galera com um som mais macho, meio Specials, meio Tom Waits. Cheio de vitalidade. Nenhuma música que se destaque em especial, nenhuma que tenha ficado na cabeça muito. Download

Rivotrill _ Curva de vento

Incrível disco, capaz de evocar sensações as mais diversas e imagens poderosas. Visto ao vivo também é muito impressionante (e eu vi duas vezes este ano). Escrevi texto sobre eles pra Continente. Por isso não escrevo mais... mas é um disco muito bom... perdoem minha preguiça. Myspace . Site.


OUTROS DESTAQUES


Gerônimo e sua gata devoradora

Grande compositor. Esse cara foi o grande fenômeno da comunicação popular em 2008.

João do Morro

Grande compositor. Esse foi o outro grande fenômeno da comunicação popular em 2008.

Mais sobre os dois num futuro post. Ei, Ednaldo Pereira não foi desse ano não, foi?


Vampire Weekend e Fleet Foxes

Legal, é verdade, mas ao mesmo tempo não me impressionam. Fico com a impressão de que Vampire Weekend e Fleet Foxes foram levados às alturas apenas por fazer um estilo que ninguém mais estava fazendo no circuito pop alternativo. Mas são bons discos.


Marcelo Camelo _ Sou/Nós

Não escutei o suficiente pra fazer uma crítica mais fundamentada, mas o fato é que me parece superior ao último cd dos Los Hermanos e também ao último do Hurtmold (heresia?), que é a banda que acompanha o cara, pois ao menos tem algumas músicas que se aproveitam. E outra coisa, o namoro com a Mallu Magalhães foi uma das melhores fofocas de 2008. Vi um pedaço do show em que eles cantavam juntinhos. Minha preferida é “Doce Solidão” - o assobio mais gostoso do ano, sem pestanejar.

ASSUNTOS RELACIONADOS A CAMELO:

Mallu Magalhães _ não ouvi o disco, mas gostei de alguma músicas dela. “Tchubaruba” em especial. Tomara que ela consiga ir além disso...

Little Joy _ vá por mim que eu acho enjoado essas composições e vocais do Amarante. Bonzinho, mas fica perto do ruinzinho, entendes? Quando é a mulher cantando, acho melhor.

Dromedário _ tem um design mais eficiente, pois realiza com apenas uma corcova as mesmas funções do camelo.


Rafael Castro & Os Monumentais _ Amor, amor, amor

Rafael Castro flerta perigosamente com o besteirol, tem um espírito rock à moda antiga, mas quando ele é bom, é muito bom. Quando é ruim, soa apenas bobinho e derivativo. As letras são interessantes, mesmo quando são meio sem noção, como a exemplo de “Mulher Bicombustível”, que as feministas de plantão devem ter adorado (Eu me casei com uma mulher bicombustível/ que funciona no afeto e na paulada/ pra afagar se eu estiver meio sensível/e maltratar se eu estiver com a pá virada). A minha preferida é mesmo a faixa-título (primor de composição e arranjo que lembra a fase dos Mutantes com Rita Lee). Outro destaque é o rockão “Que saudade do meu cabelo” e a "TV". As outras são bem menos inspiradas.


Nick Cave & The Bad Seeds_ Dig Lazarus Dig

Não tive muita paciência pra ouvir Nick Cave esse ano.

http://rapidshare.com/files/111141101/Disco.rar.html

Stephen Malkmus _ Real Emotional Trash

Apesar de ser fã, o trabalho não me agradou tanto. Tá faltando punch. Mas tem a belíssima “Dragonfly Pie”, uma das musicas do ano. Foi elogiado e entrou no Top 50 da Rolling Stone. Download

Clutchy Hopkins _ Walking Backwards

Indicação de Domingos através do Blog do Nirso. Cheio de climas, bem legal mesmo.

Atlas Sound _ Let the blind....

É muita lombra lounge pro meu gosto, mas gostei especialmente de uma música que não está no disco: Activation.

TV ON THE RADIO _ Dear Science.

O primeiro deles é infinitamente superior e mais variado.

Cerebro Eletronico _ Pareço Moderno

Ouvi. Gostei das faixas “Vou me atirar na orgia” “Os astronautas” e “Sérgio Sampaio, volta”. Fica a impressão que falta algo.


Nenhum comentário: