quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

retrospectiva música 2008 _ parte 2

Não tive muito tempo de elaborar e no fundo nem é essa a minha intenção aqui. A idéia é mais fazer o registro de coisas que eu ouvi bastante em 2008. Então segura aí essa segunda parte da retrospectiva. Eu evitei ao máximo me repetir, portanto, não incluí aqui em "músicas do ano" nenhuma música que já tenha sido citada entre os "discos do ano". Isso justifica a ausência de "Street Flash", "Say Aha", "Time to pretend", entre outras que bombaram.


MÚSICAS DO ANO

discipulas de INRI CRISTO cantando “Umbrella”

Amanaz "Khala my friend"

Mudhoney “I´m now” _ Mark Arm e companhia botando quente, depois de todo esse tempo. Rock invocado! Assista eles ao vivo aqui no Brasil, a versão é muito boa, tão boa quanto a do estúdio, do disco Lucky Ones ... http://www.youtube.com/watch?v=o75zUfE-LSE

Chromeo “Needy Girl” Essa a gente até toca com o Sabiá, nas bagunças dos finais de show.

Fan Death “Veronica´s Veil” _ outro discoteca hit.

RAPTURE “No sex for ben” _ fiquei esperando que eles lançassem algum disco... mas ficou só nessa música que não é nada demais mas é bem legal!

Four Tet “Ribbons” _ ouvi um bocado de Four Tet esse ano, inclusive um disco mais antigo dele (Rounds) que comprei por incríveis R$ 1,99.

The Dodos “Winter” _ música linda! queria achar de novo o disco deles, pra ver se é legal ou não. Cadê o cd de backup?

Born Ruffians “Kurt Vonegut” _ Ótima música, com a melhor levada de bateria do ano. Também perdi o disco deles em algum cd de backup.

http://www.youtube.com/watch?v=o75zUfE-LSE

@ @

Vanessa da Mata e Ben Harper “Boa sorte/Good luck” _ pra incluir pelo menos uma música que tocou no rádio! Sério, eu achei legal a musiquinha, mesmo ela não sendo inovadora. Era tipo um som que tocava no ônibus de manhã quando eu ia trabalhar.

Na real, eu gostaria de poder incluir mais músicas populares aqui, mas na maioria ou são muito ruins ou então eu conheço e não lembro o nome delas. Por exemplo, tô pesquisando uma que tocou pacas aqui em Recife, parece que se chama "Meu Novo Namorado". O problema desse tipo de música sucesso arrasa-quarteirão é que todas as bandas começam a tocar e gravar e às vezes se fica sem saber quem fez a música primeiramente - e às vezes se confunde o título da música. Aparentemente, quem bombou com essa foi o Mistura do Calypso. Outra que bombou e é muito bem feita em termos de narrativa é "Tô no celular". Essa letra é fenomenal:

"tô no celular falando de um bar bebi todas pra poder
ligar
Perdi um grande amor não sei o que fazer
Amigo locutor liguei pra te dizer
Manda um recado e um beijo meu
Sei que ela não perde um programa seu"

O cantor seria um certo Marcelo Marrone.

aqui numa versão Los Kabrones (?).

http://www.youtube.com/watch?v=t_qTuWi7TY0

-7

-7

Mas em termos de popular, quem bombou com obras consistentes foram Gerônimo ("O mudo e a muda", "Gatinha devoradora", etc.) e João do Morro (autor das infames "Papa-frango" e "Balaiagem") : os dois vão merecer ainda alguma postagem mais elaborada por parte deste blog.

The Walkmen “Donde está la playa?” Certo, eu só fui ouvir essa música em 2009, mas vale muito a menção – é linda, deslumbrante.

Canivetes "Amigo Vadio" _ rock básico com letra básica sem deixar de ser interessante.


* Melhores músicas dos amigos, algumas delas ainda não lançadas:

Claudio N “Levei um xexo e noiei”

Anaíra Mahin “Revista Lundu” e “Sabiá Sílvicola”

Ênio Borba “Steelyzando”

Karla Linck + Vinícius Paes – a música da namorada. Qual o título mesmo?


Hugo Carneiro "Narinas na calçada"

Tulipa Ruiz "Pedrinho" (veja no Youtube, abaixo, ou no Música de Bolso)

.

.

Sei lá, deve ter outras...



VELHARIAS

Alex Chilton _ High Priest

Clementina de Jesus

Meat Puppets II

Moondog A new sound old instrument

Arnaud Rodrigues _ Som do Paulinho

Edvaldo Santana _ Amor de Periferia

Gilberto Gil _ REFAZENDA

Liquid Liquid

Paul McCartney _ RAM

Daniel Johnston & Jad Fair _ It´s Spooky


SHOWS


Amado Batista (Garanhuns)

Tonami Dub (Patio de São Pedro)

Monodecks (Cinema da Fundaj)

Rivotrill (Teatro Sta. Isabel)

Pânico (Rec-Beat)

Monstro Amor (Iraq)

Canivetes (em várias ocasiões)

Marco Polo (Pátio de São Pedro)

Burro Morto (UFPE)

América Contemporânea e o momento "undjeireirei" (piada interna - mas esse show foi massa!)

momento Marcelo Camelo e Mallu Magalhães (UFPE)

Catarina dee Jah (Vigário Tenório)

... que eu me lembre são esses... tô esquecendo algum?


VOU AINDA TENTAR OUVIR os DISCOS


Lil Wayne
The
Walkmen
Deerhunter
Grouper
Curumin
Max Tundra
entre outros.





Um comentário:

Anônimo disse...

Hello,nice post thanks for sharing?. I just joined and I am going to catch up by reading for a while. I hope I can join in soon.