quinta-feira, 5 de junho de 2008

Pra quem tá no RECIFE: aniversário do Grito!

reproduzo abaixo o imeio recebido de Paulo Floro

----------------------------------

Fundada com a proposta de revisar o jornalismo cultural e revelar a produção cultural contemporânea via web, a Revista O Grito! Completa um ano no ar neste mês de Junho. Para comemorar essa trajetória e o crescimento no número de leitores ao longo desse período, o veículo lança o projeto de aniversário Mostra Revista O Grito!, que propõe debates e exposições debruçadas sobre música, quadrinhos e literatura.

O principal objetivo do evento é unir dois temas caros ao projeto editorial que se propõe a revelar novas cenas culturais tendo a internet como plataforma de consumo e circulação. O evento será aberto nas próximas quinta (dia 5) e sexta-feira (dia 6), ambos às 19h, com uma seqüência de duas mesas-redondas sobre os novos autores em literatura e HQ, no auditório Manuel Bandeira, Livraria Saraiva (Shopping Recife). No dia da abertura será promovido o debate "Quadrinhos em Pernambuco: quem são os novos autores e como se organizam?", quem participa do encontro é a jornalista Carol Almeida (editora-assistente do Caderno C/ Jornal do Commercio), Vitor Batista Filgueira (quadrinhista e professor do Curso Autoral de Quadrinhos do Centro de Formação em Artes Visuais do Recife) e Laerte Silvino (quadrinhista e autor dos Cartuns Filosóficos).

No dia seguinte (sexta), no mesmo horário, será a vez da mesa "A nova literatura em Pernambuco: quem são, o que fazem e quem os lê?, mediada pelo romancista Raimundo Carrero. A idéia do debate é falar de novas estratégias para a divulgação e promoção do trabalho dos escritores iniciantes do estado, além de relatar exemplos práticos que já são feitos. Contarão suas experiências os convidados Artur A. de Ataíde (escritor e editor da Revista Crispim), Thiago Corrêa (jornalista do caderno Programa/ Folha de Pernambuco, contista e integrante do zine Vacatussa) e Artur Rogério (integrante do Nós Pós e editor da Revista Pó).

Música - Ainda em celebração ao aniversário, a Revista O Grito! ao lado do Coquetel Molotov lançam uma coletânea de músicas de novas bandas independentes do Brasil, pelo selo Bazuka Discos. O CD virtual será disponibilizado no hotsite do Grito (www.revistaogrito.com) para download gratuito. A lista contém 15 músicas, duas delas inéditas, uma do grupo Chambaril e outra do Monodecks. Integram ainda a seleção Surfadelica, Ruído/mm, Tié, Diego de Moraes e o Sindicato, Camaronês Orquestra Guitarrística, Fóssil, Sweet Fanny Adams, AMP, entre outras. Todos apontados como novas promessas da cena musical independente brasileira.

O lançamento oficial da coletânea será neste sábado (dia 7), na festa de aniversário da Revista O Grito!, no bar Cortiço, em Casa Forte (Praça de Casa Forte, 661), às 22h. As atrações musicais da noite serão as bandas Sweet Fanny Adams e Chambaril. Ingresso a R$ 10. Informações pelo fone (81) 3268-4977.

Histórico - A Revista O Grito! nasceu em junho de 2007, da reunião de jornalistas pernambucanos, quando saiu da versão Blogspot para ganhar domínio fixo, e só cresceu em número de acessos desde então. Hoje se contabilizam em torno de 100 mil acessos mensais únicos e mais de 1 milhão de visitas acumuladas nesse espaço de tempo.

Com um perfil editorial diversificado no jornalismo cultural e leiaute arrojado, a publicação oferece um conteúdo diferenciado, com resenhas, entrevistas, coberturas, artigos acadêmicos sobre as mais diversas áreas culturais (música, literatura, cinema, quadrinhos, TV, teatro, moda, comportamento etc), publicadas em edições semanais. Além disso, atualiza diariamente o portal com últimas notícias. A equipe conta atualmente com um time de repórteres no Recife, além de colaboradores em São Paulo e Rio de Janeiro, blogueiros e colunistas que versam sobre cultura pop em geral.

PROGRAMAÇÃO MOSTRA REVISTA O GRITO! 1 ANO

Livraria Saraiva (Shopping Recife)

Espaço Manuel Bandeira

Gratuito

Dia 5, às 19h
Mesa: "Quadrinhos em Pernambuco: quem são os novos autores e como se organizam?"
Debatedores: Carol Almeida, Vitor Batista Filgueira, Laerte Silvino, Anaíra Mahin

Dia 6, às 19h

Mesa: "A nova literatura em Pernambuco: quem são, o que fazem e quem os lê?

Mediador: Raimundo Carrero - Jornalista e romancista

Debatedores: Artur A. de Ataíde, Thiago Corrêa, Artur Rogério


Lançamento da coletânea virtual Revista O Grito!/ Coquetel Molotov

Sábado (dia 7), às 22h

Bar Cortiço (Praça de Casa Forte, 661, Casa Forte, fone: (81) 3268-4977)

Shows de Sweet Fanny Adams e Chambaril

Entrada: R$ 10

***********\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
///////////////*****************

Nenhum comentário: