sábado, 21 de junho de 2008

Coisas brasileiras que eu tô ouvindo !

Esse site Sabadabada sempre vem com coisas brasileiras obscuras. O destaque vai para: O SOM DO PAULINHO de Arnaud Rodrigues
(clica pra entrar e fazer download)

Esse é um grande compositor, cuja carreira como artista de TV deixou sua contribuição musical meio ofuscada. Arnaud Rodrigues, ao lado de Chico Anysio, fez vários discos sob a alcunha Baiano e Os Novos Caetanos. Esse "Paulinho" que ele personifica era o personagem dele no programa de Chico. Tem várias músicas brilhantes neste disco: O Som do Paulinho é no fim das contas uma coleção de vários assuntos bem explorados pela poética afiada de Arnaud, que musicalmente transita entre um samba rock ali, uma toada aqui, um ritmo mais caribenho acolá.


Estou ouvindo também esse compositor e cantor paulistano, Edvaldo Santana.
Recomendo o que eu baixei, que é Amor de periferia, disco de 2003. Muito legal.
http://umquetenha.blogspot.com/search/label/Edvaldo%20Santana

Tenho escutado também o Gilberto Gil, com o clássico REFAZENDA (1975) !
Tem que escutar, é cada música boa que você nem acredita. Mas é o Gil, né....
Lá no Som Barato tá cheio de outros discos dele. Vai lá!

Have fun! Olha um clipe desse disco do Edvaldo Santana!



...

P.S.: Depois de procurar bastante, acabo de descobrir como baixar as músicas do Ednaldo "What is the brother" Pereira ! Então, o endereço é este aqui, o blog / site do cara :
http://www.chancenaweb.blogspot.com/
Se liga aí nessa "chance" de baixar as músicas desse diamante numa geração marcante. De uma em uma, com paciência.

Aproveito para divulgar algumas comunidades do orkut em sua homenagem, tipo essa e essa. Um dos tópicos é falando que o Jô Soares teria ridicularizado o Ednaldo no programa da Globo. Cara, eu acho até que Jô foi comedido para os seus padrões, e em certos momentos enalteceu e tal, mas é claro que ele não vai perder aquela pose superior de fodinha e não trata o artista de igual para igual. E a platéia classe média também. Se é bom ou se é ruim, isso pode ser discutido, se é engraçado, eu até acho que pode ser, mas também acho que essas risadinhas na maioria são uma maneira de se declarar superior, sabe.

Pra mim Ednaldo Pereira é um talento musical do caralho mesmo, sem brincadeira, que tem idéias musicais muito boas, embora fuja dos padrões e possa ser considerado tosco por alguns. E ele é legal porque é todo agitado, tem uma veia agressiva, não é bossa nova não. Não é música brega nem romântica mesmo que tenha algum romantismo (tipo aquele trecho "meu benzinho, quero teu carinho") ou citações religiosas, ele faz isso de uma maneira que não é nada clichê. É forte, é só dele. É um cara fazendo a sua música de uma maneira totalmente honesta, expressando seus temas de uma maneira básica, bonita.

...

Nenhum comentário: