domingo, 3 de outubro de 2010

Eleições?

Pra muitas pessoas da minha geração, a eleição mais marcante foi a de 1989. Na época, eu tinha 9 anos e nem poderia votar.

Mas mesmo para um espectador infanto-juvenil, ela foi marcante em vários níveis : pelo embate ideológico (Lula x Collor), por várias baixarias, pelos candidatos malucos (Éneas, Marronzinho, etc) que apareceram.

Tinha os candidatos nanicos, que tinham pouquíssimo tempo pra falar. No começo da propaganda eleitoral na TV, Marronzinho apareceu em vários programas só que ficava calado e um locutor dizia algo do tipo "Os poderosos não querem deixar Marronzinho falar". Coisa surreal, é pena que não encontre essa parte da campanha no Youtube. E foi aí que apareceu o Enéas, um dos candidatos mais folclóricos de todos os tempos. Ao contrário de Marronzinho, falava como uma metralhadora desde sempre. Outra coisa que eu me lembro era uma piadinha quando o pessoal tava comendo, com farofa na boca, vinha algum engraçadinho e dizia pra gente dizer "AFIF" (um dos candidatos).

O famoso jingle "Lula Lá", sem medo de ser feliz, surgiu aí. E impressionante o número de candidatos a presidente naquela época! Se na eleição de hoje tem nove candidatos, em 1989 tinha uns 20, de Ulysses Guimarães a Silvio Santos (parece que foi embargada a candidatura dele)! Entre as baixarias, durante a campanha revelaram a filha extraconjugal de Lula. Collor aparecia como um milagroso "Caçador de Marajás". Os debates eram um caso à parte, até pela presença de provocadores como Brizola. E aquela história da manipulação do debate pela Globo... Foi uma eleição movimentada, engraçada, tudo ao mesmo tempo. Era a primeira eleição a presidente depois da ditadura, então tudo era mais amador também.

Mas o que mais marcou provavelmente foi essa música do Alípio Martins!




Candidatos nanicos 1989
http://www.youtube.com/watch?v=tGic-5SBvUY

Jingles 1989
http://www.youtube.com/watch?v=4g-Fcwi4QLI&feature=related

Marronzinho
http://www.youtube.com/watch?v=4m_zKo3Uimw

Piores Momentos 1989
http://www.youtube.com/watch?v=LLd8--sfaGc&feature=related

Nenhum comentário: