quarta-feira, 12 de maio de 2010

discutir no twitter é...


... complicado. Pouco espaço. 140 caracteres...

Este post fala de quadrinhos e também sobre crítica de arte em geral.

Vai ser lançado este mês a obra conjunta de Daniel Galera e Rafael Coutinho, CACHALOTE. Pela Companhia das Letras e seu selo especializado, Quadrinhos na Cia.

Eu acredito que Cachalote vai ser o melhor quadrinho nacional do ano. Claro, isso é especulação, expectativa pessoal minha. Mas digo isso baseado em um trecho da HQ, publicado na revista Piauí. E também baseado em outro trabalho do Rafael Coutinho (na coletânea Irmãos Grimm, da Editora Desiderata, onde a HQ dele é a mais interessante e experimental).

Levado por esses indícios, retuitei uma mensagem do Paulo Ramos, acrescentando no começo a minha aposta. Esse foi meu post original no http://twitter.com/Dipidjurah :

Evento do ano nos quadrinhos: Cia das Letras lança Cachalote (Rafael Coutinho e Daniel Galera). 280 p, R$ 45. via @blogpauloramos

o que gerou uma discussão envolvendo também André Dib e Raphael Fernandes. Ela pode estar um pouco fora da ordem, mas é só pra dar uma idéia.

blogpauloramos @Dipidjurah Acho ainda um pouco prematuro chamar de evento do ano, já que a obra ainda não foi sequer lida.

@blogpauloramos ...mas existe uma fluência extraordinária no traço e na quadrinização de Rafael Coutinho que justifica o alarde.

@blogpauloramos ... mas não lembro de nenhuma HQ nacional recente que me desperte tanta curiosidade. é sim um juízo de valor pessoal

blogpauloramos
@Dipidjurah Tomo sempre o cuidado jornalístico de avaliar o produto antes de emitir uma opinião sobre ele. Sem ler, sem alarde.

AndreDib
@blogpauloramos @Dipidjurah Cachalote tem sido aguardado há pelo menos um ano. Em parte pela ótima prévia na Piauí. Só isso já é um evento.

@AndreDib @blogpauloramos ..verdade, Dib. E acho q expectativas, impressões e experiências pessoais, falando de arte, são reveladoras.

blogpauloramos @AndreDib Insisto: para se ter uma opinião sobre qualquer obra, é necessário, antes, lê-la. Do contrário, reproduz-se o marketing da editora

@blogpauloramos entendo! mas é diferente: mesmo sendo jornalista, uso o twitter como meio de expressão pessoal tb.

@blogpauloramos no caso, me baseei em prévia publicada na Piauí, e no livro dos irmãos Grimm (a história dele é a minha favorita!)

raphafernandes
@blogpauloramos @Dipidjurah Pelo preço, Cachalote é o evento do ano mesmo... afinal, devia ter guardado grana desde janeiro pra comprar.


E aí fica a questão sobre a crítica de arte.

Dizer o que você espera de uma obra antes de ler é algum tipo de trapacear, ser jornalisticamente incorreto?

Logicamente, filmes diferentes geram expectativas diferentes, PRINCIPALMENTE SE VOCÊ CONHECE O TRABALHO DO DIRETOR. Eu ( e boa parte da comunidade dos cinéfilos) sempre vou apostar mais num filme dos irmãos Coen do que em "Se Eu Fosse Você 3", da Globo Filmes (exemplo hipotético). Na literatura, nas HQs, na música, também é assim.

Então essa pretensa neutralidade da imprensa é uma grande hipocrisia ou então serve bem para pessoas que trabalham nesse formato. Eu não tenho grandes pretensões jornalísticas com esse blog nem com meu twitter, trabalho num formato mais livre, apesar de também ser jornalista cultural. Meu blog e meu twitter servem mais como um bloco de anotações para mim mesmo, que me ajudam a me organizar no tempo-espaço, a me expressar, ao mesmo tempo em que repassam informações (e opiniões) que podem ser úteis para outras pessoas. Em tempo: aprecio imensamente o trabalho de Paulo Ramos e acho que seu blog é uma das grandes referências para quem se interessa por HQ no Brasil. Mas ele se impõe um compromisso diferente do meu, até porque seu blog é totalmente especializado. O blog do cumpadre André Dib também é referência para mim. Acho excelente esse tipo de discussão, sem levar para o lado pessoal.

O twitter, por seu espaço limitado, não é bom para discussões longas. Por isso, senti o interesse em reproduzir aqui e refinar os meus argumentos. p.s.: fãs de quadrinhos e cultura, sigam as tuitadas do pauloramos e AndreDib.










Nenhum comentário: