sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Entrevista: George Belasco & O Cão Andaluz

Depois de algum tempo consegui que o George me respondesse (nem lembro mais quando mandei as perguntas, mas já fazem meses!) e assim finalmente a entrevista está pronta aqui no Não Se Restrinja Ninja.


Trata-se de uma das minhas bandas favoritas no atual cenário brasileiro. O último lançamento deles, ao qual me refiro na entrevista, foi o excelente EP "Olhos são moscas atrás de nós" (Download altamente recomendado!)





SITES:
http://www.myspace.com/caoandaluz
http://belasco.oktiva.net/

1. Quantos anos você tem e há quantos anos existe a banda? já teve outras bandas?

28 anos. Sim, já tive outras bandas. O nome George Belasco veio por causa da outra banda que eu tinha, chamada Belasco. A sonoridade era mais puxada pro indie rock e pra cousas tipo as bandas presentes nas primeiras coletâneas Nuggets. Toquei como músico de apoio nas bandas Zefirina Bomba (PB), onde fui baixista e baterista por 4 meses, e Astronauta Elvis (MS).

2. Descreve aí como são as apresentações? Qual o lugar que você sente mais orgulho de ter tocado? Você está satisfeito com a quantidade e qualidade dos shows?

Ah, as apresentações são algo mais próximo de happenings, uma vez que temos um setlist não-uniforme. Certas canções não têm letra definida e são momentos de experimentação linguística-poética, como é o caso de Inacabada. Outras se extendem às vezes num acesso de psicodelia ou são adaptadas ao momento que estamos vivendo coletivamente. Sinto muito orgulho de ter dividido palco com o The Nation Blue, da Austrália, na edição 2007 do Festival Ponto.CE. Os caras vieram falar conosco no final da nossa apresentação e fizeram algo que, acredito eu, vai para além da rasgação de seda. A qualidade dos shows tem crescido dada a pouca quantidade que temos feito. Não paramos ensaiar, mas como temos uma vida real com necessidades reais (faculdade, pesquisas, elaboração de projetos, empregos e vida pessoal), damos à banda um valor simbólico que não é o do empreendimento sujeito a pressões mercadológicas. Não somos uma empresa, não somos um bar, não somos um centro cultural; somos três caras guiando as próprias vidas com a trilha sonora que nós mesmos fazemos.

3. Este EP diz todas as músicas são compostas e executadas por "George Belasco", se refere à você especificamente e não à banda, certo? Como é que funcionam as gravações, é estúdio caseiro, você pega e fica retrabalhando no computador, etc?

Dada a falta recorrente de grana pra injetar na banda, aliada ao grande desejo de experimentação, utilizo tecnologias de baixo custo (PCs caseiros) pra dar vazão ao que vier somar às composições. Não posso exigir dos meus colegas de banda (Lucas Jereissati e Leo Mamede) que passem cinco horas de frente pra um monitor escolhendo qual a melhor combinação de sintetizador pra 6 segundos de música. [risos]

4. Como você se sente em relação à música do Ceará? A cena atual, as figuras lendárias dos anos 70?

Me sinto descolado dessa realidade, uma vez que não falamos de estética da fome, não comungamos com os ideais da música que se propõe hegemônica -- e aqui não falo do forró eletrônico que domina as rádios populares, mas da mpb beira-mar que subsiste pela injeção de dinheiro do poder público -- e tampouco penso no rock como um estilo contestador. A cena atual tem muito dessa coisa de acreditar numa contestação vazia do "rock estilo autoral". Bobagem. Boas idéias são mais interessantes, dado seu aspecto viral; uma boa idéia contamina as pessoas que entram emcontato com ela.

Sobre as figuras lendárias, você mesmo disse: são lendas. Prefiro Sacis, Curupiras e Bois Tatás.

5. Diga umas 5 bandas atuais, nacionais ou internacionais, que assim como o Cão Andaluz, vale a pena escutar e ainda são pouco reconhecidas.

Gostei bastante do Vampire Weekend, com disco homônimo lançado este ano. Outra que é bem boua é o Animal Collective, que toca no país até o final do ano. Dos nacionais, indico: 1. o Jan Felipe (RJ) ( myspace. com/janfelipe), que conheci aqui no Myspace mesmo. 2. Guizado (SP) 3. Burro Morto (PB ou SP?) 4. Meu Amigo Imaginarium (CE)

6. Você disse que as gravações do álbum tinham sido canceladas, sei lá, como ficou a situação? Voltaram a gravar, vão voltar a gravar? Quando lançam o disquinho? Quantas músicas serão? adianta as tracks!

Estamos sempre em processo de gravação. Tenho material no computador pra fazer pelo menos dois discos da banda e um "solo", se é que a palavra cabe numa banda como o Cão Andaluz. O rumo das coisas está meio que ao sabor do vento porque agora não é o momento. E quando será? Pra frente, sempre pra frente.

¿Trax? Despues... George Belasco

...

Valeu, George, estaremos ligados esperando os lançamentos do Cão Andaluz.

Um comentário:

Anônimo disse...

doruuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuú