domingo, 30 de setembro de 2007

NAZARÉ PEREIRA

...
Caramba... NAZARÉ PEREIRA! Você nunca ouviu falar? Normal. Pouca gente conhece. Mas como se explica, se ela é tão absurdamente boa? Como é que ela não é citada entre as grandes cantoras brasileiras? Que ostracismo mais estranho! Nazaré é de uma poesia simples, a música dela é muito povão no melhor sentido do termo. Talvez seja isso? Ela estaria alinhada a tradição de uma Clara Nunes... é coisa do mato, do terreiro, cheiro de chão. Calorosa, rústica, doce. Brasil de dentro. Baião, toada, berimbau, sanfona. Eu fui criado ouvindo suas músicas e talvez minha opinião seja imparcial. Mas não é tudo que você ouvia quando pequeno que você vai continuar ouvindo adulto, certo? E com Nazaré, eu quero ouvir cada vez mais. O disco CAIXA DE SOL é um dos meus preferidos de música brasileira.

"A caixa de sol do povo
é o coração do mundo
onde o homem dá as mãos
pra viver em igualdade
buscando uma paz eterna
mas lutando o tempo todo
combatendo toda a guerra"



Na verdade, assim que eu comecei o blog, já pensava em divulgar a música de Nazaré, disponibilizá-la aqui era uma das minhas prioridades. Eu fui devagar: felizmente o Som Barato tomou a dianteira e postou dois discos da cantora, o excelente CAIXA DE SOL (1981) e o Amazônia (1979), que eu ainda não ouvi. Não sei se na época a Nazaré teve o destaque que merecia: pelo que me disseram meus pais, ela nunca foi muito conhecida, o que é uma pena. A notícia que tive alguns atrás é que ela continuaria morando na França, o que talvez acirre este desconhecimento da sua obra por aqui... o contato disponível na sua página diz que ela está em Paris. Só não sei se a página está sendo atualizada.

Um comentário:

Programa de Rádio Cultsocial disse...

Posso falar com propriedade sobre a cantora Nazaré Pereira, pois atualmente estou fazendo sua assessoria no Brasil, mas particularmente em Belém do Pará.
Nazaré Pereira, iniciou sua carreira de cantora em Paris, porém tem formação de atriz, concluida no Rio de Janeiro.
Radicada em Paris a mais de 30 anos, Nazaré vem ao Brasil todos os anos, um dos motivos é para matar a saudade da familia e também para apresentar-se em casa de espetáculos, pois ela possui um fã clube muito entusiasmado em Belém.
Em Julho de 2008 apresentou-se no Teatro Margarida Schivassapa, com casa lotada e como este ano está completando 30 anos de carreira recebeu diversas homenagens por onde passou, uma delas foi a Mostra fotografica, denominada "NAZARÉ PEREIRA, A TRIZ QUE VIROU A CANTORA DO XAPURI", realizada no Haal do teatro onde se apresentou, organizada pelo Produtor cultural ELSON DE BELÉM e pelo artista plastico JÔ RENTE.
Nazaré teve varios compromissos entre shows e outros eventos, em agosto retornou a Paris onde cumpre compromissos profissionais apresentando-se em casas de shows.
Em dezembro Nazaré retorna a Belém para mais um show e dar prosseguimento ao processo de gravação do DVD que será lançado em Breve.

Maiores informações
elsondebelem@yahoo.com.br
Assessor de imprenda da artista