sábado, 22 de setembro de 2007

garage hangover : velharias dos 60 pra baixar!

Se tem alguns sites que fazem um serviço inestimável pela música, um deles é o Garage Hangover. Só bandas mais ou menos obscuras dos anos 60. É banda que não acaba mais e sempre com textos ou entrevistas elucidativos. Na sua maioria são bandas que só deixaram compactos (singles) de pouca repercussão. Algumas desobertas empolgantes podem ser feitas lá pra quem tiver a paciência de cascavilhar. Vou abrir o jogo e revelar algumas das minhas preferidas, mas lembrar que não ouvi tudo que tem lá (pudera, o site é enorme).







Querendo um som pra animar festa, vá direto nos Mauroks: "Susan" e sua batida insinuante. A banda se formou no final dos anos 60, a partir de uma banda chamada The Counts (fotos das bandas).
















Num extremo oposto temos os engomadinhos aí do Mail Order, com uma das músicas mais lindas que ouvi esse ano, a existencial "The things before me". The sky is red, the sun's declining...Lembra um pouco Simon & Garfunkel, um pouco Mamas & the Papas, e tem uma produção à altura, adicionando elementos simples que fazem a diferença, dando um clima meio épico. Querendo mais baladinhas, recomenda-se Hangmen e sua bela "The Girl Who Faded Away". É bem a cara dos anos 60, meio fase inicial dos Beatles na linha melódica e no vocal. Deles tem também "Bad Goodbye", com outro vocalista e estilo completamente diferente, meio Velvet Underground. Falando em coisas típicas daquele tempo, o corinho de "Take her back" do Zephyrs chega a ser engraçado.




Claro, tem o lado garageiro de sonoridades distorcidas, que às vezes misturam romantismo com proto-punk! The Juveniles exemplificam bem isso com "Let me tell you girl". O som sujão e abusado do Far End em "Don't Invite Me Over", surpreende que sua outra música disponível, "Please don't say", seja uma música de amor bem mais leve - porém sóbria. Ugly Ducklings tocando "Nothin'". Outra coisa muito boa é The Stains cantando "Did you ever have to make up your mind". Descobri agora, a música era do repertório do Lovin' Spoonful. Ficou genial MESMO, a versão do Stains dá um toque antiquado que casou perfeitamente com a canção. Comparem com a versão original.

Nenhum comentário: