terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Eddie Grant

Um cara que vale escutar : Eddie Grant. Quem nasceu nos anos 80 e nunca escutou "I Don´t Wanna Dance" no rádio? Apois vale a pena lembrar e isso é só o começo... baixaí alguma coletânea dele pra ver o que é bom.


d

d

Existem coisas bem fascinantes na biografia dele.

Primeiro, ele nasceu na Guiana! Pensa aí: quantos popstars guianenses você conhece?

Outra, eu descobri que o hit do Gorillaz, "Stylo" (que aliás foi uma das minhas songs preferidas de 2010) surrupiou elementos de "Time Warp", uma música dele. Saca aí o vídeo que compara as duas músicas. 2010 x 1982. O cara meteu processo e tudo, mas pensando bem, a música é tão básica... total, provavelmente Damon Albarn ouviu sim, mas construiu algo a partir daquela base simples. Acho que seria mais elegante o Gorillaz ter sampleado e creditado o sample.

Fora isso, olhar a trajetória dele é muito interessante. Ele fazia parte do THE EQUALS, grupo muito responsa dos anos 60, com sucessos como "Baby Come Back" e "Police On My Back" (regravada pelo The Clash). Era um grupo racialmente misturado, pioneirismo a gente vê por aqui. E ele sempre comentava temas politico-sociais nas letras ao mesmo tempo em que botava a tchurma pra dançar. Gosto pra caralho, a voz do cara é massa, as composições são legais. Mestre!

b b

Esse arranjo de "Baby Come Back" é sensacional....
Viva Eddie Grant!

Nenhum comentário: