terça-feira, 6 de abril de 2010

mea culpa: Calvin & Haroldo

Só queria dizer que durante muitos anos tive preconceito contra CALVIN & HAROLDO. Quer dizer, quando era adolescente achava super legal, mas ao começar a ler muitos outros quadrinhos, a tira começou a me parecer de segunda categoria. Uma diluição do que era legal no Peanuts de Charles Schulz (a tira mais influente de todos os tempos?).


Recentemente comprei uma coletânea de sunday strips, pela bagatela de 5 reais. Comecei a ler achando batida a fórmula dele, mas aos poucos fui me afeiçoando. É realmente um mundinho pequeno, o de Calvin, mas a tira é muito bem feitinha. É bem cuidada enquanto linguagem. A maneira como ele lida perfeitamente com os espaços brancos na composição e transmite as idéias de movimento e as expressões dos personagens... Muito bom mesmo!

É uma pena que o Bill Waterson, depois de encerrar a série, tenha sumido completamente do mapa. Li um texto dele no The Comics Journal (falando de uma das tiras que o influenciaram, Pogo, de Walt Kelly) e ele realmente tem uma bagagem cultural interessante e uma reverência pelos mestres dos quadrinhos. Um dos motivos que o levaram a terminar: o espaço dado aos quadrinhos é cada vez menor, fisicamente. Não é muito estimulante para um desenhista!

Nenhum comentário: