sexta-feira, 12 de março de 2010

Glauco (1957-2010)










(((CLIQUE PRA AMPLIAR ))))

Catei algumas coisas legais aqui na minha coleção do Glauco !

Quando os Tres Amigos estiveram aqui no Recife para o festival de quadrinhos (Festival Internacional de Humor e Quadrinhos, em Recife, em 2002) falei com ele brevemente sobre essa tira do Kuzuza, que eu tinha achado muito legal. Ele disse que pelo pansexualismo, rendeu reclamações de vários leitores na Folha de SP. Saiu no cadernoFolhateen, em 10 de setembro de 2001, segundo a anotação que eu fiz no alto. Já a do Tadeuzinho, o político tímido, rolou na Geraldão n. 15 (novembro de 1989).

Glauco Vilas Boas sempre foi esse cara da piada básica, do humor sem muita elaboração, direto. Por isso mesmo, muito universal. E ele era excepcionalmente bom nisso. Foi influente, muito influente para as gerações que se seguiram, porque se me lembro bem do debate em 2002, o Laerte falou que ele tinha um humor mais despojado, quando o humor brasileiro andava excessivamente político. Era aquele cara que mostrava bem que não precisava ser uma virtuose do desenho pra fazer quadrinhos muito eficientes - mesmo assim, há algo de único no traço dele, pela economia, pela maneira de comunicar muito com recursos básicos. O Geraldão com aquele monte de braços e pernas e seringas e copos na mão era o exemplo perfeito de seu talento pra criar muito em cima do básico. Era algo bastante inspirador.

Não sabia ou não lembrava que ele era adepto e líder de uma seita do Santo Daime. Toda essa história da morte dele parece muito estúpida.

P.S: Essa do Tadeuzinho tem mais graça se você visualizar quem era Éneas (cara, que figura ! mais links dele por pura diversão e para informar quem não tinha nascido ainda).

Nenhum comentário: