quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

recordar é viver: baladinha de metaleiro

Ainda tem alguma banda por aí fazendo aquelas baladinhas de metaleiro? LOVY METAL, essas coisas assim? Isso pegava mó legal entre 1985 e 1992, mais ou menos. Quer dizer, começando aproximadamente com o Guns e terminando com o surgimento do Nirvana. Era aquele som que us pivete (EU) achava arretado tá ligadu ?

Assistindo esse clipe do OZZY me deu saudade dessa época, tipo aqueles solinhos de guitarra, aqueles cabelos longos e vocalistas fazendo pose, aquela coisa que começava devagarzinho e ia crescendo para o refrão emocionante. Nos anos 80, até cantoras pop que não tinham nada a ver com metal adotavam a fórmula POWER BALLAD, que é basicamente isso,

E saca só o naipe do clipe. Vidi well. A galera com cabelão de metaleiro metida nuns terninhos supimpa, e tudo nessa atmosfera de quarto empoeirado e alaranjado fim de tarde, com sombras, e ainda rola umas cenas lokas de Ozzy soltando pombos no cubículo minúsculo. Deve ter levado ALTAS CAGADAS no paletó que eu tô ligado, deixaram essa cena pra filmar por último. Tem uma pomba que quase pousa na cara dele!

ozzy

ozzy


KISS (spoilers: eles estão sem máscaras, cuidado!) _ Forever

A galerinha em preto e branco, o ambiente todo alaranjado (era a cor mais recorrente dessa estética, não? pau a pau com o preto!) e com umas sombras breguíssimas de janelas com arabescos breguinhas.

kiss

kiss

SKID ROW
"Wasted Time"
quem é que não queria conseguir gritar igual ao Sebastian Bach ?????
o pior é que eu acho essa música emocionante até hoje. O detalhe é que botaram no Youtube com um atraso notável na sincronia!!!

SRWT

SRWT


GUNS AND ROSES
"November Rain"

AXL sempre foi um otário, o cúmulo do brega, sentar num piano com uma bandana vermelha combinando com o terno vermelho e óculos escuros é demais até para um megapopstar como você, cara. Você achava que era só ter dinheiro que qualquer roupa ficaria linda em você, né? Mas tudo bem, se a vibe era tentar ser Elton John, chegou bem pertinho.

November Rain é a PIOR música do Guns´n´Roses. Uma baladinha tão sem vergonha que faz as outras postadas aqui parecerem cool. E com essa coisa totalmente pomposa e megalomaníaca da orquestra, do megacasamento do Axl super-produção. O cara que era realmente cool em toda essa história era o Slash. Aquela coisa enigmática, ninguém via a cara dele, por trás do chapéu e do cabelão. Todo vestido de preto. Esse tinha um estilo mesmo. Os marqueteiros não deixavam ninguém ver seu rosto. As melhores cenas do clipe são ele chegando com jeito de bêbado sem encontrar as alianças e saindo como um cavaleiro solitário para solar no meio do deserto.

O clipe todo tem um clima épico estilo "O Poderoso Chefão". Eu nem lembrava mais dessa parte final.

Quanto dinheiro gasto num clipe... mas taí, estamos aqui relembrando até hoje, de repente serviu pra alguma coisa. São 9 minutos disso. Pura megalomania. Estou lembrando que depois fizeram um derradeiro clipe da fase "Use Your Ilusion" que custou ainda mais dinheiro. Anacronismo total numa época em que o Nirvana já tinha estourado. Mas, AXL, isso ainda era melhor do que gastar tudo em drogas e demorar 50 anos para lançar um disco que ninguém ouviu (Chinese Democracy).

gnr gnr

Um comentário:

Gustavo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkk ,,, ri muito desse post....

o "Vidi well" do laranja mecanica foi foda.... e o "Deve ter levado ALTAS CAGADAS no paletó que eu tô ligado". kkkkkkk.... deu saudade de recife e ouvir as expressões que a galera usa por ae.. abraço, gerMANO.