segunda-feira, 18 de maio de 2009

um conto de Kafka

Estou relendo "Um Médico Rural - pequenas narrativas", de Franz Kafka.

Alguns dos contos são absolutamente fantásticos.

Meu primeiro contato com Kafka foi através de adaptações para os quadrinhos - vale a pena procurar as de Leo Durañona, Peter Kuper, entre outros. Nos melhores momentos deste livro, como em "Chacais e árabes", "Diante da Lei" ou "Uma mensagem imperial", Kafka consegue sintetizar um sentimento específico de desconforto do indíviduo frente a um mundo opressivo e incompreensível. Existem alguns contos dele que eu acho chatos. No entanto, depois de um momento em que eu fiquei meio abusado de Kafka, voltou a minha vontade de procurar mais coisas dele para ler. Para vocês, leitores do Não Se Restrinja, um pequeno grande conto deste "Um Médico Rural", escolhi o mais fácil de digitar, mas que também é um dos melhores, na tradução de Modesto Carone:


A PRÒXIMA ALDEIA

Meu avô costumava dizô costumava dizer: “A vida é espantosamente curta. Para mim ela agora se contrai tanto na lembrança que eu por exemplo quase não compreendo como um jovem pode resolver ir a cavalo até a próxima aldeia sem temer que – totalmente descontados os incidentes desditosos – até o tempo de uma vida comum que transcorre feliz não seja nem de longe suficiente para uma cavalgada como essa”.


Franz Kafka.

Nenhum comentário: