quinta-feira, 26 de julho de 2007

Radiohead para bebês, Sonic Youth para terceira idade e outras estórias

Uma olhadinha no que está rolando na blogosfera... pra quem aprecia o Radiohead: disquinho tributo organizado pelo site Stereogum, incluindo gente como Marissa Nadler e o Cold War Kids. Encontrei o disco inteiro pra baixar graças ao blog Musica Social, neste endereço aqui. Aliás, explicando melhor, é um tributo ao disco OK COMPUTER, que está completando dez anos de lançamento este ano. 1997, eu me recordo muito bem... aquele clipezinho de animação do "Paranoid Android"... até então eu achava eles meio paia. Enfim. o nome do disco é Stereogum presents OK X : a tribute to Ok Computer.



Já neste link tem um disco só com Radiohead em arranjos pra ninar bebê.


falando em Sonic Youth: um post especial sobre eles no Copy, Right ? blog especializado em covers. Destaque para a versão de "Mote" (tocado pelo The Faint), uma música pouco conhecida mas uma das melhores do álbum Goo. Tem também a versão do Go! Team para "Bull in the heather", eu a escutei numa festa e é pra isso mesmo que ela serve. Aproveito e posto novamente a versão bacana do Ruby Isle pra "Teen Age Riot". Ah, e pesquisando imagens do SY, terminei encontrando esse inusitado video do Youtube: coral da 3a idade cantando "Schizophrenia". A música é maravilhosa, clássico do cancioneiro norte-americano que certamente irá atravessar gerações, mesmo se o Sonic Youth estiver completamente esquecido. O velhinho da primeira parte me lembra o Johnny Cash.


Ainda no bonde das covers, tem um bocado de versões do Bruce Springsteen no Absonderpop. Eu jamais pensaria que existe alguma ligação entre Bruce e os RAMONES... mas o (assim chamado) Boss escreveu "Hungry Heart" planejando oferecer para os punks gravarem. Mas para o empresário, seria melhor o próprio Bruce gravá-lo, e a música virou primeiro lugar nas paradinhas americanas. Mas eu não manjo nada de Bruce Springsteen...

Falando em Ramones, o coral da 3a idade, Young@heart, também gravou um clipe interpretando "I wanna be sedated"! Procura que cê acha. Bom, tem outras coisas pra escrever, mas deix'eu descansar um pouco... akele abrasso meu povo!


mais info:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bruce_Springsteen
http://www.sonicyouth.com/
http://www.radiohead.com/
sobre o coral Young at heart : http://www.youngatheartchorus.com/about.php

domingo, 22 de julho de 2007

Forrós proibidos e outras estórias

Aqui estamos novamente... passei três dias na cidade pernambucana de São José do Egito, sertão do Pajeú. Fui me apresentar com o Sabiá Sensível. Viagem das mais complicadas, no entanto é sempre bom estar naquela terra. Voltando no ônibus para Recife estava uma banda, Casacão de Couro, pessoal muito instigado tocando uns forrozinhos maneiros.


Então vamos aproveitar o embalo pra colocar na roda o FORRÓ EM VINIL. Blog altamente especializado com raridades garimpadas em antigos LPs.... e às vezes até em discos de 78 rotações, como é o caso dessa gravação de Luiz Gonzaga com as músicas Asa Branca e Paraíba, originais de 1947.



Outras coisas interessantes: relíquias do passado remoto de Bezerra da Silva e Genival Lacerda. Em ambos os casos a presença forte do ritmo do coco. Detalhe: nem todo mundo sabe que Bezerra é pernambucano, nascido no Recife em 1927. O disco "O rei do coco" mostra esse lado desconhecido do cantor, que costuma ser associado aos morros cariocas e seus sambas de partido alto que descreviam o cotidiano das favelas.
Ah, e tem também as proibidas do forró! Numa época de funks proibidões, as músicas censuradas deste disco devem soar até um pouco ingênuas. Mas estão aí para serem escutadas agora, com todo seu valor documental... baixe aqui o disco SÓ PROIBIDAS

that's all folks! espero que gostem....

segunda-feira, 9 de julho de 2007

pérolas do CRUD CRUD

O CRUD CRUD é um dos grandes referenciais quando o assunto é music blogs. O cara (Scott Soriano) garimpa altas pérolas diretamente de discos de vinil muito raros, totalmente eclético. Estou sempre atento e baixo praticamente tudo que tem ali. 3 músicas que conheci atravás do blog dão idéia do ecletismo:
Ron Eliran, um cantor pop israelense dos anos 60! Conhecido como o "embaixador da música de Israel", o cara tem até site próprio. Essa capa psicodélica é do disco dele: a vocês eu ofereço o download de "HONESTY". Uma pérola do pop psicodélico meio funkeado. Não tem muita melodia, a letra é meio falada em tom coloquial, mas tem uma hora que o cara dá uma frescada legal, um agudo que é a melhor parte da música! Muito classudo, ouçam!

Quem sabe você prefira uma música mais tropical... tome aí um WAIKIKIS, com "Remember Boa Boa". Deliciosa, simplesmente, como tomar uma água de coco deitado numa rede, com uma brisa leve no seu rosto. Eu baixei um disco deles, muito legal. O surpreendente é que a banda é da Bélgica, dá pra acreditar? Uma música havaiana perfeita dessas... mas aí é que tá, o que a gente conhece como hawaiian style foi provavelmente mastigado e pasteurizado a partir da música genuinamente feita lá, que deve ser algo mais cru. Uma das músicas dessa banda foi utilizada recentemente no longa-metragem do Bob Esponja.

Mas talvez lhe agrade mais o punk dos Jurassics e sua "The Ballad of James T. Kirk", punk perfeito com temática Jornada nas Estrelas (!). Eu não estou com a paciência necessária para pesquisar muito esses artistas e lhes dar informação... mas o Scott Soriano pode te ajudar: é só procurar no CRUD CRUD, o cara vai atrás realmente das infos e escreve textos. Por exemplo, sobre o Jurassics, ele escreve o seguinte:

"Jurassics The Ballad of James T. Kirk 7" (Surf or Die!, 1986)

(...) Buy into a theory like the late 80s were the Dark Days of punk rock and you just miss a handful of great records. This Jurassics 7" refutes that notion. Surfer Joe Atomic, Jet Screamer, MD, and some uncredited drum machine turn out two great DIY punk tunes. The Ballad of James T Kirk is one of the best, if not the best Star Trek song not done by No Kill I ("your middle name is T and you never gotten hurt"). And who can't love a song titled 1,000,000,000 Years Ago. That many zeros in a song title demands liking. I don't know anything about the Jurassics other than they were from New York City and walked around in leather jackets with a Stegosaurus painted on the back. " Scott Soriano, crudcrud.blogspot.com

é isso, visitem o blog que tá valendo muito!

sexta-feira, 6 de julho de 2007

Geléia de Morango Animal!

SIM! Todas as faixas do Strawberry Jam já tão na Internet! Já tinha algumas faixas que estavam rolando... agora é o todo (só não achei a capa). O novo disco do Animal Collective tem sido descrito como o mais pop da carreira deles - e também muito elogiado na blogosfera. Fizeram um clipe para "Fireworks" e por aí dá pra sacar que a banda continua muito idiossincrática, com aquela seção rítmica hipnotizante e uma alegria quase irreal, um tesão pela vida infantil e selvagem, aquelas vozes se contrapondo numa grande celebração. E o disco só vai ser lançado em setembro! É louco! A forma como as pessoas tem acesso a música mudou completamente e certas tradições comerciais continuam existindo. Não dá mais pra pensar na divulgação de um disco sem levar em conta que os fãs conseguem ter acesso ao disco antes do planejado. Quando os discos são lançados oficialmente, já são assunto batido e comentado. Esse texto que eu encontrei no Polaroid Rainbow fala um pouco sobre isso e a respeito do (respeitadíssimo site sobre música) Pitchfork, vejam que interessante:
*******************************************************
"(...) Gosto do Pitchfork. Sempre descubro coisas ótimas por lá, vejo vídeos, ouço músicas novas, remixes, enfim. De uns tempos pra cá, entretanto, - e talvez isso não passe de loucura minha – uma coisa ruim vem acontecendo: a quase infantil disputa entre o site e os blogs americanos de MP3, que vêm conseguindo “alavancar” artistas antes que o Pitchfork o faça. O motivo é que os blogs podem falar de qualquer banda antes do disco ser lançado, coisa que o Pitchfork não pode e não faz. Por conta disso, o site evita ao máximo dar uma nota boa para artistas os quais os blogs já falaram bem, o que é bem ridículo. (...)"
*****************************************
Olha aí a disparidade. Seria mais um exemplo dos universos "oficial" e "pirata" travando batalhas de informação.

tem toda a discografia do Animal Collective pra baixar aqui!
outro site onde o disco novo STRAWBERRY JAM está disponível:
http://d.turboupload.com/d/1915236/Animal_Collective_-_Strawberry_Jam.zip.html

linkado através do blog : http://polaroidrainbow.blogspot.com/
...Meu obrigado para a galera da comunidade Experimental /etc. : Downloads
......****************************************************************************

quarta-feira, 4 de julho de 2007

segura esses covers: Sonic Youth e Smiths.

Corre lá que ainda dá pra pegar no Copy, Right ?
as covers sensacionais para músicas do Sonic Youth e Smiths. São as versões de "Teen Age Riot" por Ruby Isle e "Shakespeare's Sister" com o Maydrïm. Transformaram as músicas em algo mais pop eletrônico. Muito bom, a "Teen Age Riot" ficou muito bonitinha e a do Smiths com uma pegada mais dançante. Tem mais coisa lá, é claro, de Joy Division a A-ha. Esses posts ficam lá por tempo limitado... depois eu vejo se armazeno no 4shared pros atrasados conseguirem baixar.