domingo, 22 de julho de 2007

Forrós proibidos e outras estórias

Aqui estamos novamente... passei três dias na cidade pernambucana de São José do Egito, sertão do Pajeú. Fui me apresentar com o Sabiá Sensível. Viagem das mais complicadas, no entanto é sempre bom estar naquela terra. Voltando no ônibus para Recife estava uma banda, Casacão de Couro, pessoal muito instigado tocando uns forrozinhos maneiros.


Então vamos aproveitar o embalo pra colocar na roda o FORRÓ EM VINIL. Blog altamente especializado com raridades garimpadas em antigos LPs.... e às vezes até em discos de 78 rotações, como é o caso dessa gravação de Luiz Gonzaga com as músicas Asa Branca e Paraíba, originais de 1947.



Outras coisas interessantes: relíquias do passado remoto de Bezerra da Silva e Genival Lacerda. Em ambos os casos a presença forte do ritmo do coco. Detalhe: nem todo mundo sabe que Bezerra é pernambucano, nascido no Recife em 1927. O disco "O rei do coco" mostra esse lado desconhecido do cantor, que costuma ser associado aos morros cariocas e seus sambas de partido alto que descreviam o cotidiano das favelas.
Ah, e tem também as proibidas do forró! Numa época de funks proibidões, as músicas censuradas deste disco devem soar até um pouco ingênuas. Mas estão aí para serem escutadas agora, com todo seu valor documental... baixe aqui o disco SÓ PROIBIDAS

that's all folks! espero que gostem....

Nenhum comentário: