Gene Colan (01/set/ 1926 .... 23/jun/2011). Pra lembrar do talento dele, aqui está uma bela página que ele fez pra revista da Mulher Maravilha (Wonder Woman n. 290, 1982, arte-finalizado por Romeo Tanghal). Os quadrinhos dele eram muito dinâmico, um uso mais expressionista da anatomia humana, as figuras elegantemente retorcidas, um estilo bem adequado aos quadrinhos de aventura, super-heróis e terror que ele ilustrava. Abaixo, uma cena do desfecho da história, muito expressiva.
"Morreu, aos 84 anos, nos Estados Unidos. De acordo com o site oficial do desenhista, ele sofria de problemas crônicos no fígado, coração e câncer. O último trabalho de Colan foi a arte Captain America 601, publicada no Brasil em abril do ano passado. Também em 2010, o desenhista ganhou o prêmio Eisner na categoria melhor história fechada. Recentemente, ele havia feito participações em edições comemorativas da Marvel."
Alguns de seus trabalhos mais cultuados foram feitos nos anos 70:
Tomb of Dracula (série de terror) e Howard The Duck (série satírica com roteiros de Steve Gerber, que infelizmente foi marcada por processos da Disney contra a Marvel, mas é considerada um trabalho bastante inovador). Também foi importante co-criador de personagens negros no mainstream americano, tais como o Falcão, parceiro do Capitão America em muitas histórias, e o caçador de vampiros Blade.
terça-feira, 12 de julho de 2011
Gene Colan
Postado por gr às 12:14
Marcadores: Gene Colan HQ comics wonder-woman
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário