segunda-feira, 14 de junho de 2010

literatura de hoje




No livro ENCONTROS COM HOMENS NOTÁVEIS, de G.I. Gurdjieff, é citado discurso de um sábio persa a respeito da literatura ocidental moderna e do jornalismo.

"A civilização moderna, do mesmo modo que as antigas, dispõe da literatura para servir ao aperfeiçoamento da humanidade, mas hoje em dia, nesse campo como em todos os outros, nada há de utilizável para essa meta essencial. Tudo é apenas exterior. Como dizia o velho pardal, tudo é só ruído, estrondo e cheiro nauseabundo."
(...)

"Nos relatos, ou como se diz, romances, que enchem volumes inteiros, conta-se na maioria das vezes, sem poupar nenhum detalhe, como um certo João da Silva e uma certa Maria da Cunha chegaram por fim a satisfazer seu amor"

(...)

"As exigências da civilização contemporânea geraram ainda uma forma muito específica de literatura, que se denomina jornalismo".

"Não posso deixar em silêncio essa nova forma literária, pois, além do fato de não trazer absolutamente nada de bom para o desenvolvimento da inteligência, tornou-se, a meu ver, o mal desta época, no sentido em que ela exerce a mais funesta influência sobre as relações mútuas dos homens."
(...)
"Por fim, essa literatura quotidiana, sem princípios, isola completamente o pensamento dos homens de sua individualidade, de maneira que a consciência moral, que ainda aparecia neles de vez em quando, cessou agora de tomar parte em seu pensamento." (...)


...
a propósito acabo de descobrir que o outro livro de Gurdjieff, RELATOS DE BELZEBU A SEU NETO, está disponível no site da Horus Editora. Até aí, legal, eu achava que ele não tinha edição em língua portuguesa. Acontece que o preço é exorbitante.
...

Estou começando a me interessar novamente por esses assuntos.
"Vale mais ser temporariamente um egoísta do que nunca ser justo."

Nenhum comentário: