segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

manual para crianças com pais-problema


"Manual para crianças com pais-problema", de Jeanne Van Den Brouck, é um livro inteligentíssimo, que inverte a situação típica e investe numa forma fake de falar as crianças sobre seus pais, para retratar situações muito verdadeiras e que só serão plenamente absorvidas por adultos. Uma das coisas mais legais é mostrar que muitos dos comportamentos estranhos ou dificuldades das crianças são herdados diretamente dos pais, ou então são na verdade uma FORMA DE LIBERTAÇÃO enviesada para certas armadilhas que a família lhes impôs. Faz parte da coleção de livros da minha mãe, que é psicóloga. Eu andei relendo.

A seguir, um trecho engraçado do livro:













Um menino de 7 anos foi levado por sua mãe a um psicoterapeuta, por causa de um distúrbio insignificante. Durante a consulta, o terapeuta, um jovem médico ingênuo e consciencioso, pergunta à mãe se o menino já havia recebido alguma informação sexual . "Eu já lhe expliquei tudo", respondeu categoricamente a mãe. O terapeuta, inexperiente, mas já desconfiado, insiste: "Tudo o quê, exatamente?". A mãe: "Bem eu lhe expliquei que o filho estava no coração da mamãe". O terapeuta: "Mas como ele faz pra sair?" A mãe "A gente vai para o hospital e o doutor abre o coração e tira o bebê". O terapeuta: "Mas como o bebê entra no coração da mãe?" A mãe: "È o Menino Jesus quem o coloca lá. Agora, o senhor sabe como as crianças têm idéias realmente muito engraçadas, pois imagine que o meu filho me perguntou: 'E o Papai, não fica bravo?' "

Um comentário:

Anônimo disse...

caralho, e eu que achava aquela estória da cegonha trash...
Mingus