quinta-feira, 18 de junho de 2009

Flashback anos 90 parte 2: É o Tchan x Cia do Pagode

Atenção para esta distinção importante. Nem tudo que se chama genericamente pagode dos anos 90 era igual. Havia várias vertentes: que eu me lembre agora, uns eram mais ligados ao samba-rock (Art Popular, Molejo), uns faziam pagode romântico (Exaltasamba, Raça Negra), e claro, havia também o pagode de bundinha, segura o tchan e por aí vai. Este pagode era visto por alguns como um descendente do samba de roda baiano, e tinha como objetivo exercitar a coordenação motora com danças mirabolantes (sem dúvida alguma), e supostamente estimular a safadeza das crianças de maneira geral (assunto controverso). Seus principais representantes o É o Tchan (antigo GeraSamba) e o Cia do Pagode.

A seguir eu compilei alguns trechos das principais letras dessas duas bandas literalmente seminais, pois muita criança foi gerada enquanto se ouvia esse tipo de som.

E fica a pergunta, qual delas é mais profunda?

É o Tchan

"Conheci uma menina que veio do sul
Pra dançar o tchan e a dança do tchu tchu
Deu em cima, deu em baixo,
na dança do tchaco
E na garrafinha deu uma raladinha
Agora o Gera Samba mostra pra vocês
A dança do bumbum que pegou de uma vez
Bota a mão no joelho
E da uma baixadinha
Vai mexendo gostoso,
Balancando a bundinha"

"A malhação faz bem ao coração
O corpo fica igual a um violão
Abdominal não será em vão
Agachamento, barra, supino e flexão"

"Ali Babá
Ali Babá
O califa tá de olho no decote dela
Tá de olho no biquinho
do peitinho dela
Tá de olho na marquinha da
calcinha dela
Tá de olho no balanço das cadeiras dela"

Cia. do Pagode

"Eu lhe disse que não bulisse
Voce buliu, assanhou
Essa menina
Quando se assanha
Ela faz sucesso
Ela dá um show
Ela me disse, ela me
disse que vai
Subir no palco pra fazer
strip-tease"

"É a dança do maxixe, é a dança do maxixe
É um homem no meio com duas mulheres fazendo sanduiche"

"Sim, ela gosta do rala, rala e no embalo do samba
Ela so pensa em ralar
Ela gosta do rala, rala viu a boca da garrafa
Nao aguentou e foi ralar. "


Outra questão:
Se essas bandas eram vistas como o cúmulo da degradação aqui em Pernambuco, porque Selma do Coco e sua "Pega, pega minha rola" eram tratadas como legítima cultura popular? Musicalmente e até na letra tem tudo a ver. A única diferença é que no caso dos baianos, teve todo um aparato de gravadoras formatando e dando espaço na mídia. As patrulhas culturais não conseguem ver além dos estereótipos e deixam de perceber as nuances desse tipo de questão. Safadeza sempre existiu na música. O que foi mudando com o tempo: o nível de explicitude do vocabulário, as palavras, os gestos. Forró de duplo sentido é uma expressão cultural legítima, então porque É O Tchan precisa ser execrado? Sei que também encheu o saco de tanto que tocou, virou uma febre que assustou principalmente os pais, pois num efeito colateral as crianças eram um alvo fácil para esse tipo de música.

clipe É o Tchan no Havaí
http://www.youtube.com/watch?v=yR1eghaDG3s

Selma do Coco - A Rolinha (na verdade, meninas dançando ao som de...)
http://www.youtube.com/watch?v=gBGkgMOCh44

Dá até pra rolar o mashup Selma x Cia :
"Eu lhe disse que não bulisse, você buliu assanhou, quando olhei pra gaiola eu vi, a minha rola que voou"

Nenhum comentário: