Mostrando postagens com marcador música popular brasileira nazaré pereira caixa de sol. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador música popular brasileira nazaré pereira caixa de sol. Mostrar todas as postagens

domingo, 30 de setembro de 2007

NAZARÉ PEREIRA

...
Caramba... NAZARÉ PEREIRA! Você nunca ouviu falar? Normal. Pouca gente conhece. Mas como se explica, se ela é tão absurdamente boa? Como é que ela não é citada entre as grandes cantoras brasileiras? Que ostracismo mais estranho! Nazaré é de uma poesia simples, a música dela é muito povão no melhor sentido do termo. Talvez seja isso? Ela estaria alinhada a tradição de uma Clara Nunes... é coisa do mato, do terreiro, cheiro de chão. Calorosa, rústica, doce. Brasil de dentro. Baião, toada, berimbau, sanfona. Eu fui criado ouvindo suas músicas e talvez minha opinião seja imparcial. Mas não é tudo que você ouvia quando pequeno que você vai continuar ouvindo adulto, certo? E com Nazaré, eu quero ouvir cada vez mais. O disco CAIXA DE SOL é um dos meus preferidos de música brasileira.

"A caixa de sol do povo
é o coração do mundo
onde o homem dá as mãos
pra viver em igualdade
buscando uma paz eterna
mas lutando o tempo todo
combatendo toda a guerra"



Na verdade, assim que eu comecei o blog, já pensava em divulgar a música de Nazaré, disponibilizá-la aqui era uma das minhas prioridades. Eu fui devagar: felizmente o Som Barato tomou a dianteira e postou dois discos da cantora, o excelente CAIXA DE SOL (1981) e o Amazônia (1979), que eu ainda não ouvi. Não sei se na época a Nazaré teve o destaque que merecia: pelo que me disseram meus pais, ela nunca foi muito conhecida, o que é uma pena. A notícia que tive alguns atrás é que ela continuaria morando na França, o que talvez acirre este desconhecimento da sua obra por aqui... o contato disponível na sua página diz que ela está em Paris. Só não sei se a página está sendo atualizada.